Zilda Arns recebe Prêmio humanitário internacional
A fundadora e atual coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns, receberá o Prêmio Humanitário Internacional Opus Prize.
A cerimônia de entrega acontece hoje, 8 de novembro, na Universidade Católica de Notre Dame, Indiana, Estados Unidos, segundo informa CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
O Prêmio Opus Prize, desde 2004, concede o valor de um milhão de dólares para pessoas ou organizações que unem atitude empreendedora e fé, e que são comprometidas com a transformação profunda de problemas como injustiça, pobreza, fome, analfabetismo e doenças.
Os recursos da premiação são provenientes da Opus Prize Foundation, uma das fundações do Grupo Opus que atua no ramo da construção civil nos Estados Unidos, e tem a colaboração de doadores anônimos.
A cada ano a Fundação seleciona uma Universidade Católica para administrar a premiação. A seleção das melhores práticas ou personalidades da atualidade é feita pelos estudantes, que indicam as pessoas ou entidades para um grupo de jurados.
De acordo com a Dra. Zilda Arns, o prêmio «será direcionado à Pastoral da Criança no Brasil e no exterior».
A Pastoral da Criança é uma organização comunitária, de atuação nacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade humana e na partilha do saber.
O objetivo é o desenvolvimento integral das crianças, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações de caráter preventivo e que fortaleçam o tecido social e a integração entre a família e a comunidade.
A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), de atuação ecumênica, ou seja, aberta a pessoas de todas as religiões.
Também não faz distinção de raça, cor, sexo, opção política ou nacionalidade. A principal característica da Pastoral da Criança é a sua imensa rede de solidariedade, formada por 250 mil voluntários, que atuam em nível comunitário, e que dão sustentação à instituição.
O voluntário da Pastoral da Criança realiza mais do que um trabalho junto às famílias que acompanha: ele tem uma missão de Fé e Vida, de fraternidade cristã, de amor e de co-responsabilidade social.
"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o
outro me especifica.Um me distingue, o outro me designa. É por este sobrenome
que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos."
(São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, 375 D.C.)