Doce Deleite



sexta-feira, 13 de julho de 2007

Declarações polêmicas de Bento XVI



É sempre mais fácil "comprar" o que já vem mastigado no noticiário do que entrar no site oficial do Vaticano, por exemplo, ou procurar um pároco para se informar sobre o que de fato está acontecendo. Segue um trecho de documento oficial, redigido por Joseph Ratzinger (Papa Bento XVI):


"Os cristãos devem se considerar irmãos de todos os homens, e se comportar de acordo com isso. No que diz respeito às religiões não cristãs, a Igreja Católica não rejeita nada daquilo que nelas seja verdadeiro e sagrado. Desse modo, no que diz respeito às outras religiões, os católicos tentam dar valor aos elementos de verdade, não importando onde sejam encontrados, e ao mesmo tempo prestar testemunho da novidade da Revelação de Cristo, preservada em sua integridade pela Igreja. Coerentes com essa atitude, rejeitam como alheio ao Espírito de Cristo qualquer discriminação contra pessoas baseada em religião. As diferenças entre as religiões nunca deveriam ser causa de violência. Em vez disso, as pessoas de credos diferentes devem se sentir motivadas, justamente por causa dessas crenças, a trabalharem pela paz e pela justiça."


Não devemos acreditar prontamente em tudo que diz a mídia. Ela está atualmente dominada por um tipo de intelectualismo predominantemente marxista que detesta o catolicismo, e ainda mais o atual Papa, por ser conservador. O que eles queriam e esperavam do novo pontífice era que fosse um revolucionário, uma espécie de "Che Guevara de batina", lutando pela revolução, por reformas políticas e contra governos, etc, etc, etc... O que o mundo secular mais queria era ver o novo papa liberalizando usos e costumes modernos, como abortos, casamentos homossexuais e pesquisas com células-tronco (um eufemismo para assassinato de fetos que só uma ciência anticristã poderia levar adiante), além da liberação total das novas ”teologias” que mais e mais se afastam do cerne doutrinário original. Mas Bento XVI preferiu iniciar um movimento de volta às origens. Tem muita gente importante decepcionadíssima, e não vão sossegar enquanto durar este papado. Até lá, tudo que ele disser será usado contra ele mesmo.


Há pouco tempo, no Brasil, a mídia divulgou maçiçamente que o Papa teria afirmado que os divorciados são uma "praga", e também que ele tinha decretado que as missas voltassem a ser rezadas em latim, com o sacerdote de costas para os fiéis, excluindo o povo da celebração, entre outras coisas...


A grande maioria, lógico, não se importou em ir buscar os fatos, exatamente como está acontecendo agora. (...) Mas basta uma lidinha no documento oficial do Vaticano para ver que a tradução que a mídia brasileira divulgou (com críticas pesadíssimas ao Papa) estava completamente errada! A palavra "piaga" do original italiano, significa "chaga", e jamais "praga", como muita gente até hoje acha que ele disse. Quem ler o documento vai ver que ele se refere ao crescente número de divórcios entre cristãos (porque ele não ataca as outras religiões, ainda que muitas delas tenham como passatempo favorito atacar o catolicismo) é uma "piaga", ou seja, uma "chaga" para o Cristianismo, motivo de muita tristeza para a Igreja, porque as pessoas estão perdendo o sentido do sagrado nas relações, em especial no matrimônio.


Perceba como a afirmação, vista da maneira como ela realmente foi feita, tem um significado completamente diferente do que foi amplamente divulgado. Sobre o decreto das missas voltarem a ser celebradas em latim, isso simplesmente nunca existiu! O que o Papa propôs foi que em conclaves e celebrações especiais entre cardeais, como uma forma de se preservar uma tradição que remonta ao tempo dos primeiros apóstolos, certas partes da celebração fossem feitas em latim.


Agora me diga: isso foi ou não uma deturpação completa?


Observação importante: Este Papa, desde o início, não está tentando atrair mais adeptos para o catolicismo, ao contrário. Ele está tentando dilapidar a Igreja. Na opinião dele (e na minha), as igrejas andam lotadas, mas de gente que não sabe exatamente o que está fazendo ali, e ele quer mudar isso. Ele já declarou publicamente, questionado sobre a perda de fiéis do catolicismo, que não está preocupado com quantidade, mas sim que os católicos sejam católicos de fato. Só para constar: uma profecia feita por S. Malaquias, há mais de 800 anos, diria que este Papa seria o depurador e renovador da Igreja...


Pra encerrar, sobre a última declaração feita por Bento XVI, sobre o catolicismo ser a única verdadeira Igreja de Cristo. Eu realmente não vejo nenhuma contradição no líder do catolicismo declarando que o catolicismo é a perfeita Igreja de Cristo. O Dalai Lama também diz que o budismo é o verdadeiro caminho da iluminação, e seria muito esquisito se ele falasse o contrário.


O documento diz, basicamente, que não se pode igualar todas as religiões cristãs e colocá-las "no mesmo saco", principalmente porque novas (e malucas) seitas não param de surgir todos os dias. Como as igrejas surgidas depois da Reforma Protestante quebraram a sucessão apostólica e deixaram de lado os sacramentos, elas não podem ser consideradas Igreja, mas sim comunidades cristãs. O documento afirma, entretanto, que isso não significa que os outros cristãos, ou mesmo os seguidores de religiões não-cristãs, estejam excluídos da salvação, mesmo que não se convertam ao catolicismo.


Na verdade, o que o Vaticano II procura é desenvolver o ecumenismo e não o sincretismo. A Igreja sempre se disse a única verdadeira desde quando surgiu (e por motivos óbvios). O que o Papa disse é que a Igreja Católica (que significa UNIVERSAL) é a única que já tem todos os requisitos necessários e suficientes para que uma pessoa esteja no caminho certo do seu desenvolvimento espiritual. Pois, após a cisma do oriente e as ondas da revolução protestante, a Igreja se dividiu, e muitas outras comunidades tentam hoje usurpar um lugar que não lhes pertence. Elas deveriam ter a consciência de reconhecer que são comunidades cristãs sim, mas são protestantes. São Igrejas ortodoxas, mas não universais (católicas). A Igreja Católica é de fato a única que foi fundada por Cristo e todo historiador sabe disso. Mas o Papa tem a consciência de que a Igreja não é a dona da verdade. Ele apenas disse que como INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, a Igreja Católica tem todos os requisitos suficientes de que o homem necessita numa instituição. Não disse nada mais que a verdade.


Honestamente, acho que vamos continuar vendo, ainda por um bom tempo, polêmicas forçadas em tudo que esse Papa falar e fizer. Mas a minha opinião pessoal é a de que talvez tudo isso faça parte de um Plano maior, um sinal entre muitos.


H K Merton do blog O amor de Deus

Marcadores:



Escrito por

15:26.
Comente aqui... 1


Natural de Recife-Pe

"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.Um me distingue, o outro me designa. É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos." (São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, 375 D.C.)

"Hoje, o que os outros pensam de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros pensam de mim, mas do que Deus sabe a meu respeito".




Minha irmã...
ღஐºSaudade é o amor que fica!ღஐº

"O tempo não pára! A saudade é que faz as coisas pararem no tempo"...

"Duas pessoas que se amam não podem deixar de se encontrar e, pelo mesmo motivo, não podem ser separadas.
Uma  torna a outra 'eterna'
por amor."


Fotos de Valda







"O crucifixo é antes de tudo o sinal distintivo da única e verdadeira religião, a CATÓLICA, depois vem o resto".


"O católico que escolhe seus dogmas e seus mandamentos não é católico, é protestante." (Gustavo Corção)


"Os inimigos do Brasil querem que você se omita.
Mostre-lhes que eles estão enganados e que você está alerta.
O Brasil é, e continuará a ser Terra de Santa Cruz"!


"O PL 122 é uma aberração jurídica, viola a liberdade religiosa e cria uma categoria de indivíduos especiais. Esse Projeto é inconstitucional, ilegítimo e heterofóbico"!

“Olha, eu acho que tem que haver a descriminalização do aborto. Hoje, no Brasil, isso é um absurdo que não haja a descriminalização.” Em sabatina à Folha de S. Paulo - 4 de outubro de 2007. "Eu acho que, o aborto, do ponto de vista de um governo, é uma questão não é de foro íntimo, é uma questão de saúde pública".


Salve meu selinho e
cole em seu blog!



  • Amor de Deus
    Cantinho de Paz
    Cimo da Montanha
    Carmem
    Elsa
    Família de Nazaré FBV
    Guia de Blogs Católicos
    Lilian Cipriano
    Maria João
    Observatório da Perseguição
    O Intercessor
    Paulo Costa
    Nilceia
    Peregrino
    Reflexões
    União de Blogs Católicos
    Verbo Pai


    Almas
    AMA
    Anti-difamação
    Cleofas
    CIC
    Culinaria Terra
    Dom Hélder Câmara
    Encantos e Paixões
    Enciclopédia Católica
    Fábio de Melo
    Focolares
    Mais Blogs
    Olavo de Carvalho
    Mí­dia sem Máscara
    Priberam
    Taizé
    Vaticano
    Veritatis

    A Palavra Liberta: Conhecendo Maria,
    Bíblia Católica,
    Catecismo da Igreja Católica,
    Imitação de Cristo,
    Meditações,
    O Banquete do Cordeiro, a Missa segundo um convertido,
    O Grito,
    Redescobrindo Maria a partir dos Evangelhos,
    Saber Perder.



    Imagens:Patswebgraphics
    Layout:
    by Heidi


    Trento, 1944.
    Em um refúgio anti-aéreo abrimos ao acaso o Evangelho na página do Testamento de Jesus:
    “Pai, que todos sejam um, como eu e tu”.
    Aquelas palavras pareciam iluminar-se uma a uma. Aquele "todos" foi o nosso horizonte. Aquele Projeto de Unidade a razão da nossa vida.

    Chiara Lubich

    "Os homens gastam-se tanto em palavras que não conseguem entender o silêncio de Deus".
    Dom Hélder




    "A missão materna de Maria em favor dos homens de modo algum obscurece nem diminui a mediação única de Cristo; pelo contrário, até ostenta sua potência, pois todo o salutar influxo da bem-aventurada Virgem deriva dos superabundantes méritos de Cristo, estriba-se em sua mediação, dela depende inteiramente e dela aufere toda a sua força."
    "Com efeito, nenhuma criatura jamais pode ser equiparada ao Verbo encarnado e Redentor. Mas, da mesma forma que o sacerdócio de Cristo é participado de vários modos, seja pelos ministros, seja pelo povo fiel, e da mesma forma que a indivisa bondade de Deus é realmente difundida nas criaturas de modos diversos, assim também a única mediação do Redentor não exclui, antes suscita nas criaturas uma variegada cooperação que participa de uma única fonte."


    "Onde está Pedro, aí está a Igreja católica".
    (Santo Ambrósio)


    "Onde está a Igreja, aí está o Espírito de Deus"...
    "A Igreja é minha mãe... As censuras que lhe são feitas, não carecem, todas, de fundamento. Mas o volume dessas queixas não supera a grandeza do Mistério-Sacramento que é a Santa Igreja, o Corpo de Cristo prolongado". (Santo Agostinho)

    Em nenhum símbolo de Fé temos o atributo "Romana" designando a Igreja de Cristo, isso por que ser designado como Romana não é atributo da Igreja e sim uma referência a sua origem e sua Sé Primaz. Santa, Una, Católica e Apostólica são seus atributos, Romana é sua origem. A Igreja de Cristo nasceu no Império Romano, ganhou o mundo a partir de Roma, e em Roma foi estabelecida a Sé Primaz dessa Igreja, por isso, os cristãos do mundo inteiro devem estar em comunhão com a Sé Romana, onde repousa a Cátedra de Pedro, a Sé Apostólica.



    Conferência Nacional
    dos Bispos do Brasil










    Zilda Arns
    "Viveu como santa, morreu como mártirr".

    Fundadora da Pastoral da Criança, a médica dedicou a existência a minorar o sofrimento dos despossuídos e a evitar o desperdício da vida. Até o último minuto

    A ÚLTIMA PREGAÇÃO
    Escombros da Igreja Sacré Coeur de Tugeau, em cuja casa paroquial Zilda Arns proferiu uma palestra antes de morrer


    Crianças desaparecidas





    Quem bebe e dirige
    pode matar ou morrer




    Pesquise aqui:
    Google Custom Search




    miarroba.com