Ontem à noite, às 19:30, foi celebrada uma Missa na intenção de Valda, pelos seis anos da sua partida para a casa do Eterno Pai.
As leituras da missa foram a do
Profeta Ezequiel -
47,1-9.12;
o Salmo 45, e o
Evangelho de São João 5,1-16.Antes da benção final, Padre Adriano fez uma belíssima homenagem. O que ele sabia a respeito de Valda foi através de outras pessoas que frenquentam a paróquia, já que faz pouco tempo que ele é pároco de lá. Mas o que ele pode depreender das informações que obteve serviu para ilustrar o exemplo de vida que ela deu como mãe, esposa, amiga... exemplo que segundo ele, deveria ser seguido. Ele traçou um paralelo da sua vida à trajetória de um rio... um rio nasce de uma fonte, desce montanhas, atravessa vales e cidades, sacia a sede; gera vidas por onde passa. No seu percurso encontra obstáculos mas segue adiante, para finalmente, encontrar-se com o mar. Essa chegada até o mar não seria o fim, mas um encontro definitivo.
Valda, desde o seu nascimento, encontrou diversos obstáculos pelo caminho, mas nem por isso deixou de seguir adiante, pelo contrário; por onde passou gerou vidas e saciou sedes. Tal qual um rio caudaloso completou a sua jornada e foi para o encontro definitivo com o Eterno Pai. Pois bem, Valda, em toda a sua existência, cumpriu a sua missão de rio.
A comunhão com os santos
"Comunhão ENTRE as pessoas santas (Sancti)" - designa as "pessoas santas", de sorte que aquilo que cada um faz ou sofre em Cristo e por Ele, produz fruto para todos." Veneramos a memória dos habitantes do céu não somente a título de exemplo; fazemo-lo ainda mais para confirmar a união de toda a Igreja no Espírito pelo exercício da caridade fraterna". (LG 49)"... e já que é um pensamento santo e salutar rezar pelos defuntos para que sejam perdoados de seus pecados" (2 Mc 12,46). A nossa oração por eles pode não somente ajudá-los, mas também tornar eficaz a sua intercessão por nós."É preciso portanto, cultivar a tripla comunhão dos santos, com a Igreja triunfante (honrando os santos do céu), com a Igreja padecente (rezando pelas almas do Purgatório, para que também elas por nós rezem quando ali estivermos), e pela Igreja militante, rezando uns pelos outros". .