Doce Deleite



terça-feira, 2 de junho de 2009

O Espírito Santo é alma da Igreja



Caros irmãos e irmãs!

A Igreja espalhada pelo mundo inteiro revive hoje, solenidade de Pentecostes, mistério do próprio nascimento, do próprio «batismo» no Espírito Santo (cf. At 1,5), acontecido em Jerusalém cinquenta dias depois da Páscoa, na festa hebraica de Pentecostes. Jesus ressuscitado disse aos discípulos: «Ficai na cidade, para que sejais revestidos da força do alto» (Lc 24, 49).
Este vem em forma sensível no Cenáculo, enquanto estavam todos reunidos em oração com Maria, Virgem Mãe. Como lemos nos Atos dos Apóstolos, repentinamente aquela lugar foi invadido por um vento impetuoso, e línguas como que de fogo pousaram sobre todos os presentes. Os Apóstolos saíram então e começaram a proclamar em diversas línguas que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, morto e ressuscitado (cf. At 2, 1-4).

O Espírito Santo, que com o Pai e o Filho criou o universo, que guiou a história do povo de Israel e falou por meio dos profetas, que na plenitude dos tempos cooperou para nossa redenção, em Pentecostes desceu sobre a Igreja nascente e a torna missionária, enviando-a a anunciar a todos os povos a vitória do amor divino sobre o pecado e sobre a morte.

O Espírito Santo é a alma da Igreja. Sem Ele a que ela se reduziria? Seria certamente um grande movimento histórico, uma complexa e sólida instituição social, talvez uma forma de agência humanitária. E, na verdade, é assim que a veem quantos a consideram fora de uma ótica de fé. Em realidade, porém, em sua verdadeira natureza e também em sua autêntica presença histórica, a Igreja é incessantemente plasmada e guiada pelo Espírito Santo de seu Senhor. É um corpo vivo, cuja vitalidade é justamente fruto do invisível Espírito divino.

Caros amigos, este ano a solenidade de Pentecostes cai no último dia do mês de maio, no qual habitualmente se celebra a bela festa mariana da Visitação. Este fato nos convida a nos deixar inspirar e instruir pela Virgem Maria, que foi protagonista de ambos os eventos. Em Nazaré, Ela recebe o anúncio de sua singular maternidade, e, logo depois de ter concebido Jesus por obra do Espírito Santo, pelo mesmo Espírito de amor foi conduzida a ir em ajuda da parente anciã, Elizabete, já no sexto mês de uma gravidez prodigiosa.

A jovem Maria, que leva no ventre Jesus e, esquece de si, acorre em ajuda do próximo, é ícone estupendo da Igreja na perene juventude do Espírito, da Igreja missionária do Verbo encarnado, chamada a levá-lo ao mundo e a testemunhá-lo especialmente no serviço da caridade. Invoquemos, portanto, a intercessão de Maria Santíssima, para que obtenha para a Igreja de nosso tempo de ser fortemente reforçada pelo Espírito Santo. De modo particular, sintam a presença confortadora do Paráclito as comunidades eclesiais que sofrem perseguição pelo nome de Cristo, para que, participando de seus sofrimentos, recebam em abundância o Espírito da glória (cf. 1 Pd 4, 13-14).

Após rezar o Regina Caeli, o Papa saudou os peregrinos. Em italiano disse:

Nestes dias, os jovens de Abruzzo estão se juntando numerosamente em torno da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, levada em peregrinação à sua região por um grupo de voluntários enviados pelo Centro internacional juvenil de São Lourenço de Roma. Em comunhão com os jovens daquela terra duramente golpeada pelo terremoto, pedimos a Cristo morto e ressuscitado para infundir sobre eles seu Espírito de consolação e de esperança. Estendo minha saudação a todos os jovens italianos que hoje, nas respectivas dioceses, se reencontram para concluir com seus Bispos o triênio do Agora. Recordo com alegria os inesquecíveis eventos que assinalaram esse triênio: o encontro em Loreto, em setembro de 2007, e a Jornada Mundial em Sydney, em julho seguinte. Caros jovens italianos, com a força do Espírito Santo, sejais testemunhas do Senhor ressuscitado!

[Tradução do original em italiano por José Caetano]

© Copyright 2009 Libreria Editrice Vaticana

CIDADE DO VATICANO, domingo, 31 de maio de 2009 (ZENIT.org).- Palavras que Bento XVI pronunciou neste domingo de Pentecostes antes de rezar a oração mariana do Regina Caeli.


Marcadores: , ,



Escrito por

00:08.
Comente aqui... 0


Natural de Recife-Pe

"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.Um me distingue, o outro me designa. É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos." (São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, 375 D.C.)

"Hoje, o que os outros pensam de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros pensam de mim, mas do que Deus sabe a meu respeito".




Minha irmã...
ღஐºSaudade é o amor que fica!ღஐº

"O tempo não pára! A saudade é que faz as coisas pararem no tempo"...

"Duas pessoas que se amam não podem deixar de se encontrar e, pelo mesmo motivo, não podem ser separadas.
Uma  torna a outra 'eterna'
por amor."


Fotos de Valda







"O crucifixo é antes de tudo o sinal distintivo da única e verdadeira religião, a CATÓLICA, depois vem o resto".


"O católico que escolhe seus dogmas e seus mandamentos não é católico, é protestante." (Gustavo Corção)


"Os inimigos do Brasil querem que você se omita.
Mostre-lhes que eles estão enganados e que você está alerta.
O Brasil é, e continuará a ser Terra de Santa Cruz"!


"O PL 122 é uma aberração jurídica, viola a liberdade religiosa e cria uma categoria de indivíduos especiais. Esse Projeto é inconstitucional, ilegítimo e heterofóbico"!

“Olha, eu acho que tem que haver a descriminalização do aborto. Hoje, no Brasil, isso é um absurdo que não haja a descriminalização.” Em sabatina à Folha de S. Paulo - 4 de outubro de 2007. "Eu acho que, o aborto, do ponto de vista de um governo, é uma questão não é de foro íntimo, é uma questão de saúde pública".


Salve meu selinho e
cole em seu blog!



  • Amor de Deus
    Cantinho de Paz
    Cimo da Montanha
    Carmem
    Elsa
    Família de Nazaré FBV
    Guia de Blogs Católicos
    Lilian Cipriano
    Maria João
    Observatório da Perseguição
    O Intercessor
    Paulo Costa
    Nilceia
    Peregrino
    Reflexões
    União de Blogs Católicos
    Verbo Pai


    Almas
    AMA
    Anti-difamação
    Cleofas
    CIC
    Culinaria Terra
    Dom Hélder Câmara
    Encantos e Paixões
    Enciclopédia Católica
    Fábio de Melo
    Focolares
    Mais Blogs
    Olavo de Carvalho
    Mí­dia sem Máscara
    Priberam
    Taizé
    Vaticano
    Veritatis

    A Palavra Liberta: Conhecendo Maria,
    Bíblia Católica,
    Catecismo da Igreja Católica,
    Imitação de Cristo,
    Meditações,
    O Banquete do Cordeiro, a Missa segundo um convertido,
    O Grito,
    Redescobrindo Maria a partir dos Evangelhos,
    Saber Perder.



    Imagens:Patswebgraphics
    Layout:
    by Heidi


    Trento, 1944.
    Em um refúgio anti-aéreo abrimos ao acaso o Evangelho na página do Testamento de Jesus:
    “Pai, que todos sejam um, como eu e tu”.
    Aquelas palavras pareciam iluminar-se uma a uma. Aquele "todos" foi o nosso horizonte. Aquele Projeto de Unidade a razão da nossa vida.

    Chiara Lubich

    "Os homens gastam-se tanto em palavras que não conseguem entender o silêncio de Deus".
    Dom Hélder




    "A missão materna de Maria em favor dos homens de modo algum obscurece nem diminui a mediação única de Cristo; pelo contrário, até ostenta sua potência, pois todo o salutar influxo da bem-aventurada Virgem deriva dos superabundantes méritos de Cristo, estriba-se em sua mediação, dela depende inteiramente e dela aufere toda a sua força."
    "Com efeito, nenhuma criatura jamais pode ser equiparada ao Verbo encarnado e Redentor. Mas, da mesma forma que o sacerdócio de Cristo é participado de vários modos, seja pelos ministros, seja pelo povo fiel, e da mesma forma que a indivisa bondade de Deus é realmente difundida nas criaturas de modos diversos, assim também a única mediação do Redentor não exclui, antes suscita nas criaturas uma variegada cooperação que participa de uma única fonte."


    "Onde está Pedro, aí está a Igreja católica".
    (Santo Ambrósio)


    "Onde está a Igreja, aí está o Espírito de Deus"...
    "A Igreja é minha mãe... As censuras que lhe são feitas, não carecem, todas, de fundamento. Mas o volume dessas queixas não supera a grandeza do Mistério-Sacramento que é a Santa Igreja, o Corpo de Cristo prolongado". (Santo Agostinho)

    Em nenhum símbolo de Fé temos o atributo "Romana" designando a Igreja de Cristo, isso por que ser designado como Romana não é atributo da Igreja e sim uma referência a sua origem e sua Sé Primaz. Santa, Una, Católica e Apostólica são seus atributos, Romana é sua origem. A Igreja de Cristo nasceu no Império Romano, ganhou o mundo a partir de Roma, e em Roma foi estabelecida a Sé Primaz dessa Igreja, por isso, os cristãos do mundo inteiro devem estar em comunhão com a Sé Romana, onde repousa a Cátedra de Pedro, a Sé Apostólica.



    Conferência Nacional
    dos Bispos do Brasil










    Zilda Arns
    "Viveu como santa, morreu como mártirr".

    Fundadora da Pastoral da Criança, a médica dedicou a existência a minorar o sofrimento dos despossuídos e a evitar o desperdício da vida. Até o último minuto

    A ÚLTIMA PREGAÇÃO
    Escombros da Igreja Sacré Coeur de Tugeau, em cuja casa paroquial Zilda Arns proferiu uma palestra antes de morrer


    Crianças desaparecidas





    Quem bebe e dirige
    pode matar ou morrer




    Pesquise aqui:
    Google Custom Search




    miarroba.com