"O anti-amor é o egoísmo, é o fechamento em si que torna impossível qualquer encontro com quem quer que seja. Quem pensa e proclama que ama demais, ama de menos."
"Que importa que eu seja uma choupana se mora em meu barraco a Santíssima Trindade?
"Quando as ilhas souberam que para a imaginação humana representam isolamento e egoísmo, pensaram em ligar-se aos continentes. Raras não vacilaram em continuar ilhas, preferindo o juízo de Deus que as cercou d'água por todos os lados ao mutável e caprichoso juízo humano".
"Só as grandes humilhações nos levam ao recesso último de nós mesmos, lá onde as fontes interiores nos banham de luz, de alegria e de paz."
"As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração."
"Mesmo que a maior angústia te visite e te acompanhe, não deixes que ela se reflita em teu rosto. Mundo agitado e triste precisa que leves contigo tua paz e tua alegria."
"A lei consiste em amar a Deus e amar o próximo. Ora, quem ama o próximo já cumpriu metade da lei".
"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como a minha sombra."
"Basta que um botão erre de casa para que o desencontro seja total."
"Os homens gastam-se tanto em palavras que não podem entender o silêncio de Deus. Não te deixes dilacerar entre o ontem e o amanhã. Vive sempre e apenas o hoje de Deus."
Testemunho(João Paulo II em visita ao Recife em 1980)
" A Deus criador de todas as coisas, a seu Filho, que te escolheu para seu mediador entre Deus e a Terra e te constitui como Ministro, sempre te empenhaste em oferecer tudo o que é teu: zelo, os esforços e meditações, vida inteira, desde o início da ordenação presbiterial até as mais recentes realizações".
(João Paulo II por ocasião dos 50 anos de sacerdócio de Dom Helder Câmara)
"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o
outro me especifica.Um me distingue, o outro me designa. É por este sobrenome
que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos."
(São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, 375 D.C.)