sábado, 17 de fevereiro de 2007
Do Sertão ao Cais - 100 anos de Frevo
Hoje, 17 de fevereiro de 2007, dia em que o
Galo da Madrugada desfilou pela 30ª vez pelas ruas do Recife. O bloco comprovou mais uma vez, ser o que reúne o maior número de foliões. Não é à toa que o Galo é o maior bloco carnavalesco do planeta, como registra o Guiness Book.
Eu estava lá com minhas irmãs e sobrinhas, mas confesso que o ritmo é muito puxado e eu não tenho lá esse pique todo para enfrentar tamanha maratona. Afinal você tem que andar um bocado, pois condução só até um determinado trecho, sem contar que o calor é tremendo, são cinco quilômetros de percurso, mas só ficamos no início, pois é praticamente impossível chegar ao foco da animação. Saí de lá por volta do meio-dia, e ainda não tinha passado um terço do desfile, mas fui embora porque tinha que caminhar outro tanto para poder pegar uma condução de volta pra casa. Cheguei às 13:10, tomei um banho demorado, almocei e dormi por mais ou menos três horas para recarregar as baterias. Não sei a que horas as meninas voltaram, mas elas têm disposição pra dar e vender, pois agora à noite ainda vão para outro foco de animação no centro da cidade.
Quem chega a Pernambuco ou conhece o
Carnaval do Estado já sabe que aqui é tempo de vivenciar uma fusão de manifestações culturais. Este ano, em que se comemora o centenário do frevo, o Governo de Pernambuco traz como tema do Carnaval 2007
“Do Sertão ao Cais - 100 anos de Frevo”. Desde a Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão, Pernambuco começa a descobrir, através de uma política de interiorização, o que cada região do Estado tem a mostrar.
Principais pólos do Carnaval de Pernambuco e duas grandes referências no calendário nacional durante o reinado de Momo, Recife e Olinda oferecem opções diversas para quem quer curtir blocos, troças, agremiações e bonecos gigantes. Mas as atrações do Carnaval não se concentram apenas nesses pólos.
Aliança, Belém do São Francisco, Bezerros, Brejão, Buíque, Cabo de Santo Agostinho, Catende, Gameleira, Goiana, Igarassu, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Nazaré da Mata, Paudalho, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Ribeirão, Salgueiro, Tamandaré, Trindade e Triunfo também são grandes pólos carnavalescos.
Nesses locais, o centenário frevo se mistura aos ritmos como o maracatu, o caboclinho, a ciranda, o afoxé e ao samba. Os municípios também são palco de manifestações populares como os caiporas, em Pesqueira, os papangus de Bezerros, a bicharada, em Salgueiro e o desfile de alegorias, em Vitória de Santo Antão.
Do Sertão ao Cais, o Carnaval de Pernambuco é especial. Boa folia.
Escrito por
19:47.