3 -A Vida: Já dizia o poeta Gonzaguinha: Eu fico com a pureza da resposta das crianças, é a vida, é bonita e é bonita! Viver, e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, mas isso não impede que eu repita: É bonita, é bonita e é bonita... Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo, é uma gota, é um tempo que nem dá um segundo. Há quem fale que é um divino mistério profundo. É o sopro do criador numa atitude repleta de amor... Somos nós que fazemos a vida como der ou puder ou quiser. Sempre desejada Por mais que esteja errada, ninguém quer a morte, só saúde e sorte. E a pergunta roda, e a cabeça agita, eu fico com a pureza da resposta das crianças, é a vida, é bonita e é bonita.
4 -Igreja: A Igreja, que é "a coluna e sustentáculo da verdade" (1Tm 3,15), guarda fielmente a fé uma vez por todas confiada aos santos (Jd 1,3). É ela que conserva a memória das Palavras de Cristo, é ela que transmite de geração em geração a confissão de fé dos apóstolos. Como uma mãe que ensina seus filhos a falar e, com isso, a compreender e a comunicar, a Igreja, nossa Mãe, nos ensina a linguagem da fé para introduzir-nos na compreensão e na vida da fé. (Catecismo da Igreja Católica)
5 -Família: Idéia Maravilhosa de Deus. Penso que Deus sempre gostou da idéia da família. Criou Adão e o fez senhor de todos os animais e criaturas do Paraíso terrestre. Mas percebendo que estava muito solitário, criou para ele uma esposa.
Por ser é uma comunidade baseada na vida e no amor, a família não pode se fechar sobre si mesma! Pais, mães e filhos devem sair para fora dos limites de seus lares para santificar seus vizinhos, sua rua, seu bairro. Participar de suas comunidades paroquiais para, junto com outras famílias, mudar estruturas, corações e mentalidades. Colaborar, em última análise, na implantação do Reino de Deus na terra. Por isso nós cristãos, devemos oferecer ao mundo como modelo de família cristã, a Sagrada Família de Nazaré. A família cristã é a união de pessoas batizadas. Pessoas, ao mesmo tempo, santas e pecadores em processo de santificação e que procuram viver da fé em Jesus. É no seio dessa família cristã que os filhos descobrem Deus, e principalmente que Deus é "Amor".
6 -Amigos: Se poucos, ou muitos, não importa. O que conta é a certeza de tê-los.
Amigos antigos, amigos novos, amigos de perto, amigos de longe... simplesmente, amigos. Gostar, por gostar mesmo. Querer estar junto, partilhar as alegrias, dividir os desabafos, somar o respeito, a gratidão, o amor. Amizade é isso, é querer bem. Nem a distância, nem o tempo, apagam o sentimento fiel de afeição. Feliz aquele que encontrou um amigo e sabe valorizar o efeito que causa uma boa amizade. É uma bênção de Deus. "Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro". (Eclo 6,14)
7 -Brasil. Esse Brasil tão grande, amado é meu país idolatrado terra de amor e promissão. Toda verde, toda nossa de carinho e coração. Na noite quente enluarada o sertanejo está sozinho e vai cantar pra namorada no lamento do seu ninho. E o sol que nasce atrás da serra, tarde inteira rumoreja cantando a paz da minha terra, a toada sertaneja. Este sol, este luar, estes rios e cachoeiras, estas flores, este mar este mundo de palmeiras. Tudo isto é teu, ó meu Brasil, Deus foi quem te deu, Ele por certo é brasileiro, brasileiro como eu."
Marcadores: Maravilhas
"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o
outro me especifica.Um me distingue, o outro me designa. É por este sobrenome
que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos."
(São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, 375 D.C.)