Tal fórmula, em ponto algum contradiz o que está escrito em Ex 20,2-17 e Dt 5,6-21, mas, muito pelo contrário, preserva, de forma popular, o Decálogo bíblico: quem ama a Deus sobre todas as coisas não possui, nem adora outros deuses; quem não comete adultério, não peca contra a castidade. E, a menos que você seja Adventista do 7º Dia, a única "alteração" que poderia ser teologicamente discutida seria a mudança do dia de guarda do sábado para o domingo; mesmo assim, seria absurdo cair em tal discussão já que a própria Bíblia, no Novo Testamento, responde com suficiente autoridade sobre tal assunto.
E tem mais: no CIC - Catecismo da Igreja Católica - cada um dos Dez Mandamentos é exaustivamente explicado, com todas as variações que o texto teologicamente comporta, inclusive apresentando, no início de cada capítulo, novamente o texto bíblico. Convém ler todo o conteúdo, se é que você tem disposição para aprender; se for o caso, vá até a
Terceitra Parte - A Vida em Cristo, (§1691-2557). Se tiver preguiça, que não duvido, atenha-se apenas a Segunda Seção a partir do
2052. Sei que pra você deve ser uma tarefa hercúlea, mas se deixar a preguiça de lado, vai conseguir.
E outra: seja mais atento na hora de postar, pois na ânsia de querer corrigir-me você cometeu dois deslizes. Mas eu compreendo e até o perdoo por isso, e ainda por cima vou fazer por você o que tentou fazer por mim mas não conseguiu, ou seja, corrigí-lo.
Você disse
gritando*: SEMELHANÇA APARENTE NA MORTE ENTRE HOMENS E ANIMAIS. Em seguida colocou um trecho do
Eclesiastes 31. Só que não existe este capítulo em Eclesiastes. Mas essa sua ânsia em querer achar erros nos outros, só fez lhe atrapalhar ainda mais.
E mais uma vez
você grita*: "NÃO EXISTE ESSA PASSAGEM QUE VOCE CITOU: ""como é amaldiçoado por Deus aquele que irrita sua mãe!". (Eclesiático 3,18b)"
(sic)Mas eu lhe digo: existe sim, e em
Eclesiático 3,18b, como você mesmo postou. Percebeu agora o deslize que você cometeu? Como se diz na gíria, você pagou um mico. Mas eu compreendo essa sua confusão entre
Eclesiastes e
Eclesiástico, é que a sua bíblia, a almeidinha que você utilizou, é mutilada, não consta esse Livro. Mas veja bem, seu pagador de mico; para a sua informação, o versículo completo é este:
"Como é infame aquele que abandona seu pai, como é amaldiçoado por Deus aquele que irrita sua mãe"! Aliás, sugiro que você leia o capítulo desde o início até o versículo 18 para uma melhor compreensão, pois trata-se da piedade filial. Mas um motivo para você aprender mais.
Portanto, caro(a) anônimo(a), pagador(a) de mico, ao postar qualquer coisa em páginas alheias, estude, pesquise, nem que seja um pouquinho. Você só tem a ganhar e ainda evita pagar mico.
*Na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!Fontes consultadas:
Veritatis e
CIC.