Doce Deleite



domingo, 10 de outubro de 2010

Importa obedecer antes a Deus do que aos homens.


Sou membro de um movimento da Igreja Católica, e um grupo de pessoas desse movimento, aqui em Recife, faz parte de um lista onde são enviadas as notícias,  os avisos dos nossos encontros, etc.. Também enviamos  mensagens umas para as outras. 

Em tempo de eleição o clima esquenta um pouco, mas, como em todo espaço democrático, todos podem se expressar, divergir, e até se exceder, às vezes. Foi isso que aconteceu nesta semana, quando uma das pessoas da lista postou uma matéria em que dizia que um "Padre e Bispos da CNBB-SP, cometeram crime eleitoral". O que me indignou não foi a matéria propriamente dita, mas a atitude de quem a postou, numa clara demonstração de desrespeito, pois sendo ela uma católica, jamais poderia, - mesmo não concordando com a atitude do sacerdote e dos Bispos- se voltar contra  eles para defender um partido e sua candidata, notoriamente abortistas.

Para expressar minha indignação diante de tal atitude, postei o seguinte comentário:

Em relação a essa matéria e a outra que comento a seguir, chego a conclusão que, infelizmente, estamos chegando a um tempo em que os criminosos serão (ou são) aqueles que estão lutando em favor da VIDA. Ora, quando um filho da Igreja comete um pecado, a culpa toda recaí sobre Ela. A história nos mostra isso. O Papa João Paulo II pediu perdão pelos erros cometidos pelos filhos da Igreja. O Papa Bento XVI tem feito o mesmo nesses últimos tempos. No entanto, quando um sacerdote em sua homilia, tem a coragem de se manifestar contrário ao que vem acontecendo com esse partido e a sua candidata, que sempre vieram a público defender o aborto; quando um Bispo se dirige aos fiéis orientando-os para que não se vote num partido contrário à vida, vozes se levantam para dizer que os mesmos não estão falando em nome das suas respectivas instituições. Penso que aqui está ocorrendo uma inversão de valores.

Que partido é esse que está dividindo os cristãos, mais especificamente os católicos? Como ficar indiferente e em cima do muro quando um partido se declara favorável ao aborto?

Esse partido e seus asseclas, querem a todo custo, nos enfiar goela abaixo, o pndh3, que defende o Morticínio das crianças no seio materno, tratando a questão do aborto como "tema de saúde pública”. Um partido que quer a equiparação das uniões homossexuais à instituição sagrada da família. Um partido que defende a invasão das propriedades, a eliminação dos símbolos religiosos dos lugares públicos, dentre outros tantos absurdos.

O comentário a seguir, refere-se ao que aconteceu esta semana na TV Canção Nova, quando o Pe José Augusto em sua homília, se manifestou contra o PT e sua candidata à presidência.

A fundação João Paulo II, mantenedora da Canção Nova, emitiu uma nota depois do sermão do padre José Augusto ter ido ao ar, onde ele disse o seguinte: "eu não posso me calar diante de um partido que está apoiando o aborto, e a Igreja não aprova. Não votei e não votarei. Deixando bem claro, porque sou a favor da vida. 

E o que fez a Canção Nova?

Além de, em nota assinada por Mons Jonas Abib, afirmando que houve excessos; na página da Fundação afirmou-se que "a opinião do sacerdote representa tão somente seu pensamento, não sendo em hipótese alguma o pensamento da instituição".

Como as palavras do padre não são em hipótese alguma o pensamento da instituição? O padre não falou senão sobre fatos públicos amplamente conhecidos e sobre a Doutrina Católica! Acaso o PT não é um partido favorável ao aborto? Acaso não é verdade que os católicos não podem apoiar de nenhuma maneira candidatos nem partidos abortistas? Se estas coisas não são “em hipótese alguma o pensamento da instituição”, o que podemos inferir diante dessa afirmativa?

A mesma pergunta vale para a CNBB: Se a opinião e a orientação do Bispo de Guarulhos não reflete necessariamente a opinião da CNBB, ("dom Geraldo esclareceu que esta posição é do bispo de Guarulhos") o que podemos inferir diante dessa assertiva?

Quem não se lembra do Caso Alagoinhas, em que Dom José Cardoso foi rechaçado pela mídia e até por muitos católicos mornos? A CNBB, pouco ou nada fez em relação a isso, deixando o nosso Arcebispo entregue às feras. Não é de hoje que a CNBB tenta manter-se longe de questões polêmicas.


Diante de tudo isso, não vejo nenhum demérito em um sacerdote fazer parte de uma "congregação tradicional", (como se refere a matéria) que é contra o aborto, a união civil entre os homossexuais e a adoção de crianças por casais homossexuais. Eu, particularmente, prefiro estar ao lado dos ultra-conservadores, a apoiar partido e candidatos abortistas.


O Compêndio da Doutrina Social da Igreja, nos diz que..

"Quando em âmbitos e realidades que remetem a exigências éticas fundamentais se propõem ou se efetuam opções legislativas e políticas contrárias aos princípios e aos valores cristãos, o Magistério ensina que «a consciência cristã bem formada não permite a ninguém favorecer, com o próprio voto, a atuação de um programa político ou de uma só lei, onde os conteúdos fundamentais da fé e da moral sejam subvertidos com a apresentação de propostas alternativas ou contrárias aos mesmos». (570)

Na consideração do caso em que não tenha sido possível evitar a atuação de tais programas políticos ou impedir ou ab-rogar tais leis, o Magistério ensina que um parlamentar, cuja absoluta oposição pessoal a eles fosse clara e notória a todos, poderia licitamente oferecer o próprio apoio a propostas miradas a limitar os danos de tais programas e de tais leis e a diminuir os efeitos negativos no plano da cultura e da moralidade pública. A tal propósito, é emblemático o caso de uma lei abortista. O seu voto, em todo caso, não pode ser interpretado como adesão a uma lei iníqua, mas tão-somente como um contributo para reduzir as conseqüências negativas de uma disposição legislativa cuja completa responsabilidade recai em quem a propôs. (Não é o caso da Dilma, nem dos deputados e senadores petistas)

Em tempo: o fato de cristãos se posionarem contrários às propostas do PT e a sua candidata à presidência, não significa, necessariamente, que estejam dando apoio incondicional ao canditado do PSDB.

Mas recorrendo ainda a Doutrina Social da Igreja...

...As instâncias da fé cristã dificilmente são assimiláveis a uma única posição política: pretender que um partido ou uma corrente política correspondam completamente às exigências da fé e da vida cristã gera equívocos perigosos. O cristão não pode encontrar um partido plenamente às exigências éticas que nascem da fé e da pertença à Igreja: a sua adesão a uma corrente política não será jamais ideológica, mas sempre crítica, a fim de que o partido e o seu projeto político sejam estimulados a realizar formas sempre mais atentas a obter o verdadeiro bem comum, inclusive os fins espirituais do homem.

Buscar sinceramente a verdade, promover e defender com meios lícitos as verdades morais concernentes à vida social ― a justiça, a liberdade, o respeito à vida e aos demais direitos da pessoa ― é direito e dever de todos os membros de uma comunidade social e política.

Quando o Magistério da Igreja se pronuncia sobre questões inerentes à vida social e política, não desatende às exigências de uma correta interpretação da laicidade, porque «não pretende exercer um poder político nem eliminar a liberdade de opinião dos católicos em questões contingentes. Entende, invés ― como é sua função própria ― instruir e iluminar a consciência dos fiéis, sobretudo dos que se dedicam a uma participação na vida política, para que o seu operar esteja sempre ao serviço da promoção integral da pessoa e do bem comum. O ensinamento social da Igreja não é uma intromissão no governo de cada País. Não há dúvida, porém, que põe um dever moral de coerência aos fiéis leigos, no interior da sua consciência, que é única e unitária»

Acredito que esta tenha sido a intenção dos Sacerdotes e dos Bispos ao se pronunciaram contrário àqueles que querem atentar contra a VIDA. Na tentativa de abrir os olhos dos seus fiéis, não imaginavam eles que iriam causar tanto rebuliço no âmbito de suas atuações.


Marcadores: , , ,



Escrito por

00:38.
Comente aqui... 0


Natural de Recife-Pe

"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.Um me distingue, o outro me designa. É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos." (São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, 375 D.C.)

"Hoje, o que os outros pensam de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros pensam de mim, mas do que Deus sabe a meu respeito".




Minha irmã...
ღஐºSaudade é o amor que fica!ღஐº

"O tempo não pára! A saudade é que faz as coisas pararem no tempo"...

"Duas pessoas que se amam não podem deixar de se encontrar e, pelo mesmo motivo, não podem ser separadas.
Uma  torna a outra 'eterna'
por amor."


Fotos de Valda







"O crucifixo é antes de tudo o sinal distintivo da única e verdadeira religião, a CATÓLICA, depois vem o resto".


"O católico que escolhe seus dogmas e seus mandamentos não é católico, é protestante." (Gustavo Corção)


"Os inimigos do Brasil querem que você se omita.
Mostre-lhes que eles estão enganados e que você está alerta.
O Brasil é, e continuará a ser Terra de Santa Cruz"!


"O PL 122 é uma aberração jurídica, viola a liberdade religiosa e cria uma categoria de indivíduos especiais. Esse Projeto é inconstitucional, ilegítimo e heterofóbico"!

“Olha, eu acho que tem que haver a descriminalização do aborto. Hoje, no Brasil, isso é um absurdo que não haja a descriminalização.” Em sabatina à Folha de S. Paulo - 4 de outubro de 2007. "Eu acho que, o aborto, do ponto de vista de um governo, é uma questão não é de foro íntimo, é uma questão de saúde pública".


Salve meu selinho e
cole em seu blog!



  • Amor de Deus
    Cantinho de Paz
    Cimo da Montanha
    Carmem
    Elsa
    Família de Nazaré FBV
    Guia de Blogs Católicos
    Lilian Cipriano
    Maria João
    Observatório da Perseguição
    O Intercessor
    Paulo Costa
    Nilceia
    Peregrino
    Reflexões
    União de Blogs Católicos
    Verbo Pai


    Almas
    AMA
    Anti-difamação
    Cleofas
    CIC
    Culinaria Terra
    Dom Hélder Câmara
    Encantos e Paixões
    Enciclopédia Católica
    Fábio de Melo
    Focolares
    Mais Blogs
    Olavo de Carvalho
    Mí­dia sem Máscara
    Priberam
    Taizé
    Vaticano
    Veritatis

    A Palavra Liberta: Conhecendo Maria,
    Bíblia Católica,
    Catecismo da Igreja Católica,
    Imitação de Cristo,
    Meditações,
    O Banquete do Cordeiro, a Missa segundo um convertido,
    O Grito,
    Redescobrindo Maria a partir dos Evangelhos,
    Saber Perder.



    Imagens:Patswebgraphics
    Layout:
    by Heidi


    Trento, 1944.
    Em um refúgio anti-aéreo abrimos ao acaso o Evangelho na página do Testamento de Jesus:
    “Pai, que todos sejam um, como eu e tu”.
    Aquelas palavras pareciam iluminar-se uma a uma. Aquele "todos" foi o nosso horizonte. Aquele Projeto de Unidade a razão da nossa vida.

    Chiara Lubich

    "Os homens gastam-se tanto em palavras que não conseguem entender o silêncio de Deus".
    Dom Hélder




    "A missão materna de Maria em favor dos homens de modo algum obscurece nem diminui a mediação única de Cristo; pelo contrário, até ostenta sua potência, pois todo o salutar influxo da bem-aventurada Virgem deriva dos superabundantes méritos de Cristo, estriba-se em sua mediação, dela depende inteiramente e dela aufere toda a sua força."
    "Com efeito, nenhuma criatura jamais pode ser equiparada ao Verbo encarnado e Redentor. Mas, da mesma forma que o sacerdócio de Cristo é participado de vários modos, seja pelos ministros, seja pelo povo fiel, e da mesma forma que a indivisa bondade de Deus é realmente difundida nas criaturas de modos diversos, assim também a única mediação do Redentor não exclui, antes suscita nas criaturas uma variegada cooperação que participa de uma única fonte."


    "Onde está Pedro, aí está a Igreja católica".
    (Santo Ambrósio)


    "Onde está a Igreja, aí está o Espírito de Deus"...
    "A Igreja é minha mãe... As censuras que lhe são feitas, não carecem, todas, de fundamento. Mas o volume dessas queixas não supera a grandeza do Mistério-Sacramento que é a Santa Igreja, o Corpo de Cristo prolongado". (Santo Agostinho)

    Em nenhum símbolo de Fé temos o atributo "Romana" designando a Igreja de Cristo, isso por que ser designado como Romana não é atributo da Igreja e sim uma referência a sua origem e sua Sé Primaz. Santa, Una, Católica e Apostólica são seus atributos, Romana é sua origem. A Igreja de Cristo nasceu no Império Romano, ganhou o mundo a partir de Roma, e em Roma foi estabelecida a Sé Primaz dessa Igreja, por isso, os cristãos do mundo inteiro devem estar em comunhão com a Sé Romana, onde repousa a Cátedra de Pedro, a Sé Apostólica.



    Conferência Nacional
    dos Bispos do Brasil










    Zilda Arns
    "Viveu como santa, morreu como mártirr".

    Fundadora da Pastoral da Criança, a médica dedicou a existência a minorar o sofrimento dos despossuídos e a evitar o desperdício da vida. Até o último minuto

    A ÚLTIMA PREGAÇÃO
    Escombros da Igreja Sacré Coeur de Tugeau, em cuja casa paroquial Zilda Arns proferiu uma palestra antes de morrer


    Crianças desaparecidas





    Quem bebe e dirige
    pode matar ou morrer




    Pesquise aqui:
    Google Custom Search




    miarroba.com