Vinte e cinco de janeiro nós celebramos com a Igreja a conversão de São Paulo e é um orgulho para mim viver neste dia ou celebrar neste dia o aniversário da minha cidade de São Paulo. Todos nós queremos recordar hoje, daquele famoso vinte e cinco de janeiro, quando o primeiro colégio instituído por jesuítas, deu início a uma das maiores metrópoles do mundo.
Caríssimos irmãos e irmãs a conversão de Paulo se encontra escrita por Lucas nos Atos dos Apóstolos em três vezes. E essa é uma característica do evangelista e uma maneira de fazer entender ao leitor, de que se trata de um assunto da maior importância. A conversão de Paulo vem narrada no nono capítulo, no capítulo 22 e no capítulo 26 com algumas variantes e algumas pequenas diferenças.
Hoje gostaria de sublinhar, como característica do apóstolo Paulo, o seu forte sentimento de pertença comunitária a um povo. Antes de se tornar cristão, antes da experiência de Damasco, Paulo se agitava e se enraivecia porque judeus, compatriotas seus, deixavam as fileiras do judaísmo para se tornarem seguidores de Jesus.
Mais tarde, após a conversão a caminho de Damasco, Paulo trabalhará incansavelmente para reunir numa única comunidade, numa única Igreja, os discípulos de Jesus. Ele chegará mesmo a comparar as diversas comunidades ao corpo de Jesus Cristo. Chegará a dizer e a escrever que cada um de nós, pelo Batismo, é membro de um corpo. Pertence ao corpo de Jesus Cristo que estará pronto e acabado somente no último dia, por ocasião da parusia, quando não faltar mais nenhum de seus eleitos. Paulo sempre insistiu, quer como judeu, quer como cristão convertido, na força de uma comunidade.
E hoje, caríssimos irmãos, eu insistiria com aqueles que me escutam e me vêem, na importância de se viver autenticamente a vida comunitária eclesial. Você está inserido numa comunidade, como eu também. A Igreja Católica só se dá comunitariamente. Um católico, ainda que aja pessoalmente ou individualmente é sempre membro de uma comunidade.
Eu gostaria de perguntar a você o que faz você pela sua comunidade? Se você é um fator de agregação da sua comunidade ou não? Se você é um membro ativo da comunidade ou não? Se você reza pela sua comunidade? Se você trabalha pela unidade, na caridade, no amor em sua comunidade ou não? Se você é capaz de suportar alguma afronta, alguma ofensa para não quebrar a unidade da comunidade ou não?
Paulo, caríssimos irmãos, nos comparou ao corpo de Cristo e de fato nós somos o corpo de Cristo e não podemos permitir que os membros do corpo de Cristo vivam em desunião e em discórdia entre si.
Rendamos uma homenagem ao apóstolo no dia de sua conversão. Busquemos e trabalhemos pela unidade das nossas igrejas e das nossas comunidades. Vivamos um só coração e uma só alma.
"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o
outro me especifica.Um me distingue, o outro me designa. É por este sobrenome
que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos."
(São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, 375 D.C.)