segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007
Santa indiferença
Santo Inácio de Loyola
"Esta é a mais difícil de todas as mortificações - atingir uma "santa indiferença" pelo êxito ou fracasso da obra a que dedicamos nossas melhores energias".
Existem diversas maneiras de nos livrarmos daquilo que nos aborrecem, mas a princípio, não parece ser tão fácil, visto que temos a tendência de nos envolvermos tanto com os aborrecimentos que não enxergamos uma saída, mesmo que ela esteja diante de nós.
Ficamos aborrecidos quando achamos que alguém age de uma maneira que não gostamos ou quando não gostamos de alguma coisa que acontece. Coisas que não desejamos acontecem. Coisas que queremos não acontecem.
Não há ninguém no mundo cujos desejos sejam sempre satisfeitos, em cuja vida tudo ocorre de acordo com sua vontade, sem nada indesejável acontecer. Fatos contrários à nossa vontade e ao nosso desejo constantemente ocorrem. Portanto, surge uma pergunta: como podemos parar de reagir cegamente às coisas de que nos aborrecem?
Dificilmente reagiremos com tranqüilidade a certos acontecimentos se não tivermos um mínimo de conhecimento de nós mesmos. Aprendendo a permanecermos equilibrados diante de todas as coisas que experimentamos, desenvolvemos o desapego também a tudo o que se encontra nas situações exteriores. Aprendemos a "santa indiferença" - como estar totalmente compromissados, totalmente envolvidos em ajudar os outros, enquanto, ao mesmo tempo, mantemos o equilíbrio mental. Dessa forma, permanecemos pacíficos e felizes enquanto trabalhamos para a paz e a felicidade de outros.
Perguntaram, certa vez, a santo Ignácio de Loyola quais seriam os seus sentimentos se o papa viesse a suprimir a Companhia de Jesus. Respondeu ele: "Um quarto de hora de oração", "e não pensaria mais nisso".
Esta é a mais difícil de todas as mortificações - atingir uma "santa indiferença" pelo êxito ou fracasso da obra a que dedicamos nossas melhores energias.
Se ela triunfa, muito bem; se ela fracassa, muito bem também, ainda que para nossa mente limitada e ligada ao tempo seja inteiramente incompreensível.
Escrito por
14:47.