Doce Deleite



terça-feira, 31 de março de 2009

Carta aberta a D. José Cardoso Sobrinho


Carta aberta a D. José Cardoso Sobrinho, do Apostolado Sociedade Católica, divulgada em 15 de março


Excelentíssimo e reverendíssimo Dom José Cardoso Sobrinho, por graça de Deus e da Sé Apostólica, Arcebispo de Olinda e Recife.


“Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância” (Jo 10, 10). Nosso Senhor disse, com toda a solenidade, essas palavras. A que Ele teria vindo, senão para nos dar a vida nova, fruto de seu augustíssimo sacrifício na Cruz? Por esse ensinamento sobre a sua missão, Jesus também nos comunica a inviolabilidade da vida humana, fruto da bondade de Deus, que quis infundir em nós uma alma imortal, feita à imagem de semelhança Dele.

E, se toda a vida é inviolável, pois fruto da vontade criadora do Pai, da remissão do Filho e da santificação do Espírito, quanto mais a dos inocentes e indefesos embriões e fetos que ainda estão nos ventres de suas mães. A prática abominável do aborto é uma ofensa, em última análise, ao próprio Deus. Pois quem comete um aborto está se colocando diretamente contra a vontade criadora de Deus. É uma prática, além de tudo, cruel. As técnicas empregadas muitas vezes são dolorosas, mesmo para a mãe.

Essa prática maligna a Igreja a condena desde o princípio, e explicitou mais recentemente com o Concílio Vaticano II, na constituição Gaudium et Spes: “Deus [...], Senhor da vida, confiou aos homens, para que estes desempenhassem dum modo digno dos mesmos homens, o nobre encargo de conservar a vida. Esta deve, pois, ser salvaguardada, com extrema solicitude, desde o primeiro momento da concepção; o aborto e o infanticídio são crimes abomináveis”(51).

Diante dos fatos ocorridos recentemente, com a divulgada gravidez de uma criança de apenas 9 anos, o Apostolado Sociedade Católica quer se manifestar perante a sociedade, nosso lugar primeiro de missão. Pois nosso desejo de que essa mesma sociedade se torne uma sociedade justa e temente a Deus, segundo os valores da Santa Igreja Católica, nos impele a julgar os fatos, e pulsando com a Igreja, levar a ela a Palavra de Deus.

Portanto, reverendíssimo e excelentíssimo Bispo, como filhos da Igreja, e crendo fielmente nos ensinamentos Dela, que mãe e mestra, nos colocamos de joelhos diante vós. Reconhecemos em V. Ex.ª Revm.ª um legítimo sucessor dos Apóstolos, e por isso mesmo vos prestamos filial obediência.

Nós, membros do Apostolado Sociedade Católica, queremos manifestar nosso total apoio às ações que V. Ex.ª Revm.ª tem tomado diante desse caso, denunciando a barbaridade que foi cometida quando abortaram os embriões gêmeos (mesmo que tenham sido frutos de um estupro, o que de modo algum justifica o aborto). Apoiamos incondicionalmente a explicitação da excomunhão latae sententiae em que incorreram todos os que autorizaram e executaram esse aborto.

Apoiamos a explicitação da excomunhão não porque queremos ser polemistas, ou por ver humilhados perante pena canônica tão séria nossos irmãos e irmãs. Apoiamos porque sabemos que a vontade de Deus foi friamente descartada, ofendida. A vida foi aviltada. E, portanto, com essa excomunhão a Igreja quer mostrar o erro. E quer, sobretudo, chamar os culpados ao arrependimento e à mudança de vida, penitenciando-se.

Do mesmo modo, reverendíssimo e excelentíssimo D. José, queremos prestar nosso total incentivo, impelindo-o a sempre cumprir vosso múnus de ensinar a palavra de Deus, mesmo que seja contra todos os lobos que uivam na noite escura em que o mundo está mergulhado. “O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas” (Jo 10, 12). Quantas autoridades do nosso país não se revelaram como esse mercenário, que tendo ovelhas confiadas aos seus cuidados, ao menor sinal de perigo, fogem. Reconhecemos em vós a figura de Cristo, o bom pastor. Sabemos o quanto é difícil defender as ovelhas do rebanho do Senhor, mesmo porque muitas delas são desobedientes.

Siga firme, Dom José. “In obsequio Jesu Christi”, foi o lema que escolhestes para o vosso episcopado. Saiba que, neste Apostolado, encontrarás filhos fiéis dispostos a ajudá-lo a cumprir esse serviço.

Sim, somos vossos filhos, amado Bispo. E como filhos, o apoiamos incondicionalmente. Conte com nossas orações, para que continue firme diante da Arquidiocese que lhe foi confiada, e para que continue, com vosso cajado, defendendo as ovelhas contra os lobos, ad maiorem Dei Gloriam.

Destes que, ajoelhados ante vós, vos oferecem o apoio e a obediência,


Membros do Apostolado Sociedade Católica.



Equipe Sociedade Católica

Thiago Amorim – Rio de Janeiro - RJ
Leonardo Silvestre – Belo Horizonte - MG
Christiane Forcinito – São Paulo – SP
David de Azevedo – Rio de Janeiro – RJ
Evelyn da Mata – Rio de Janeiro – RJ
Felipe Köller – Piraquara – PR
Fernanda Azevedo – Itaperuna – RJ
Fernando Miyashiro – São Sebastião – SP
João Batista Passos – Alpinópolis – MG
Mariana Santos – São Carlos – SP
Matheus Garbazza – Bom Despacho – MG
Matheus Silva – Conselheiro Pena – MG


Marcadores: , ,



Escrito por

22:47.
Comente aqui... 0


Natural de Recife-Pe

"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.Um me distingue, o outro me designa. É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos." (São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, 375 D.C.)

"Hoje, o que os outros pensam de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros pensam de mim, mas do que Deus sabe a meu respeito".




Minha irmã...
ღஐºSaudade é o amor que fica!ღஐº

"O tempo não pára! A saudade é que faz as coisas pararem no tempo"...

"Duas pessoas que se amam não podem deixar de se encontrar e, pelo mesmo motivo, não podem ser separadas.
Uma  torna a outra 'eterna'
por amor."


Fotos de Valda







"O crucifixo é antes de tudo o sinal distintivo da única e verdadeira religião, a CATÓLICA, depois vem o resto".


"O católico que escolhe seus dogmas e seus mandamentos não é católico, é protestante." (Gustavo Corção)


"Os inimigos do Brasil querem que você se omita.
Mostre-lhes que eles estão enganados e que você está alerta.
O Brasil é, e continuará a ser Terra de Santa Cruz"!


"O PL 122 é uma aberração jurídica, viola a liberdade religiosa e cria uma categoria de indivíduos especiais. Esse Projeto é inconstitucional, ilegítimo e heterofóbico"!

“Olha, eu acho que tem que haver a descriminalização do aborto. Hoje, no Brasil, isso é um absurdo que não haja a descriminalização.” Em sabatina à Folha de S. Paulo - 4 de outubro de 2007. "Eu acho que, o aborto, do ponto de vista de um governo, é uma questão não é de foro íntimo, é uma questão de saúde pública".


Salve meu selinho e
cole em seu blog!



  • Amor de Deus
    Cantinho de Paz
    Cimo da Montanha
    Carmem
    Elsa
    Família de Nazaré FBV
    Guia de Blogs Católicos
    Lilian Cipriano
    Maria João
    Observatório da Perseguição
    O Intercessor
    Paulo Costa
    Nilceia
    Peregrino
    Reflexões
    União de Blogs Católicos
    Verbo Pai


    Almas
    AMA
    Anti-difamação
    Cleofas
    CIC
    Culinaria Terra
    Dom Hélder Câmara
    Encantos e Paixões
    Enciclopédia Católica
    Fábio de Melo
    Focolares
    Mais Blogs
    Olavo de Carvalho
    Mí­dia sem Máscara
    Priberam
    Taizé
    Vaticano
    Veritatis

    A Palavra Liberta: Conhecendo Maria,
    Bíblia Católica,
    Catecismo da Igreja Católica,
    Imitação de Cristo,
    Meditações,
    O Banquete do Cordeiro, a Missa segundo um convertido,
    O Grito,
    Redescobrindo Maria a partir dos Evangelhos,
    Saber Perder.



    Imagens:Patswebgraphics
    Layout:
    by Heidi


    Trento, 1944.
    Em um refúgio anti-aéreo abrimos ao acaso o Evangelho na página do Testamento de Jesus:
    “Pai, que todos sejam um, como eu e tu”.
    Aquelas palavras pareciam iluminar-se uma a uma. Aquele "todos" foi o nosso horizonte. Aquele Projeto de Unidade a razão da nossa vida.

    Chiara Lubich

    "Os homens gastam-se tanto em palavras que não conseguem entender o silêncio de Deus".
    Dom Hélder




    "A missão materna de Maria em favor dos homens de modo algum obscurece nem diminui a mediação única de Cristo; pelo contrário, até ostenta sua potência, pois todo o salutar influxo da bem-aventurada Virgem deriva dos superabundantes méritos de Cristo, estriba-se em sua mediação, dela depende inteiramente e dela aufere toda a sua força."
    "Com efeito, nenhuma criatura jamais pode ser equiparada ao Verbo encarnado e Redentor. Mas, da mesma forma que o sacerdócio de Cristo é participado de vários modos, seja pelos ministros, seja pelo povo fiel, e da mesma forma que a indivisa bondade de Deus é realmente difundida nas criaturas de modos diversos, assim também a única mediação do Redentor não exclui, antes suscita nas criaturas uma variegada cooperação que participa de uma única fonte."


    "Onde está Pedro, aí está a Igreja católica".
    (Santo Ambrósio)


    "Onde está a Igreja, aí está o Espírito de Deus"...
    "A Igreja é minha mãe... As censuras que lhe são feitas, não carecem, todas, de fundamento. Mas o volume dessas queixas não supera a grandeza do Mistério-Sacramento que é a Santa Igreja, o Corpo de Cristo prolongado". (Santo Agostinho)

    Em nenhum símbolo de Fé temos o atributo "Romana" designando a Igreja de Cristo, isso por que ser designado como Romana não é atributo da Igreja e sim uma referência a sua origem e sua Sé Primaz. Santa, Una, Católica e Apostólica são seus atributos, Romana é sua origem. A Igreja de Cristo nasceu no Império Romano, ganhou o mundo a partir de Roma, e em Roma foi estabelecida a Sé Primaz dessa Igreja, por isso, os cristãos do mundo inteiro devem estar em comunhão com a Sé Romana, onde repousa a Cátedra de Pedro, a Sé Apostólica.



    Conferência Nacional
    dos Bispos do Brasil










    Zilda Arns
    "Viveu como santa, morreu como mártirr".

    Fundadora da Pastoral da Criança, a médica dedicou a existência a minorar o sofrimento dos despossuídos e a evitar o desperdício da vida. Até o último minuto

    A ÚLTIMA PREGAÇÃO
    Escombros da Igreja Sacré Coeur de Tugeau, em cuja casa paroquial Zilda Arns proferiu uma palestra antes de morrer


    Crianças desaparecidas





    Quem bebe e dirige
    pode matar ou morrer




    Pesquise aqui:
    Google Custom Search




    miarroba.com