segunda-feira, 20 de abril de 2009
A Mentira: 394 - o culto cristão é substituído pela missa
I - A MENTIRA“… 394, o culto cristão é substituído pela missa”
II - ONDE ELA SE ENCONTRASobre as aguasIII - A VERDADE/DOCUMENTAÇÃOA MISSA foi instituída por Cristo na
ÚLTIMA CEIA e não em 394. Antigamente o ritual eucarístico era designado pelas expressões:
“fração do pão” (At 2, 42; 20,7), “ceia do Senhor”, “ação”, “oblação”, “sacrifício”ou “sacrifício eucarístico”.Após os ritos iniciais de Louvor, Kyrie, Glória, Leituras Bíblicas etc., os catecúmenos eram despedidos com a palavra
“missio” pois lhes era vedado participar da liturgia eucarística.
É pois da palavra “MISSIO” que deu orígem ao nome MISSA.
“O nome “Missa” não se deve a Pascásio Radberto. É uma palavra latina equivalente a missio (missão ou envio); significava a despedida ou o envio dos catecúmenos para fora da igreja, quando terminava a homilia ou a liturgia da Palavra. Aos catecúmenos não era permitido participar da Eucaristia propriamente dita, pois ainda não haviam sido batizados. O nome Missa, que designava tal momento da liturgia, foi no século IV aplicado a todo o rito eucarístico, de modo que este hoje se chama Missa.
O primeiro a usar a palavra Missa no sentido atual foi provavelmente S. Ambrósio (+ 397) na epístola 20,4. S. Agostinho (+ 430) escrevia:
“Eis que após o sermão se faz a missa (= despedida) dos catecúmenos; ficarão apenas os fiéis batizados” (serm. 49,8).CatolicanetForam introduzidas algumas alterações secundárias, entretanto, o cânon (parte central e invariável da Missa) encontrava-se já substancialmente em Santo Ambrósio e propriamente com o Papa Gelásio (Século IV). A missa pontifical já tinha o formato definitivo com São Gregório Magno (século VI). E a base para o Missal de São Pio V foi o “Missal da cúria romana”, do século XIII. (Amiot, François, A Missa e sua história, Ed. Flamboyant, 1958).
Na Didaqué, a doutrina dos doze apóstolos, o livro cristão (apócrifo) mais antigo escrito no ano 45, anterior aos evangelhos, encontramos a seguinte versículo:
Capítulo XIV - Santificação do domingoSantificação do domingo pela eucaristia
1 - Reuni-vos no dia do Senhor para a fração do pão e agradecei (celebrai a eucaristia), depois de haverdes confessado vossos pecados, para que vosso sacrifício seja puro.
2 - Mas todo aquele que vive em discórdia com o outro, não se junte a vós antes de se ter reconciliado, a fim de que vosso sacrifício não seja profanado
(Mt 5,23-25).3 - Com efeito, deste sacrifício disse o Senhor: Em todo o lugar e em todo o tempo se me oferece um sacrifício puro, porque sou um grande rei - diz o Senhor - e o meu nome é admirável entre todos os povos
(Mal 1,11-14).Por acaso alguém já ouviu em um culto protestante chamar a fração de pão de sacrifício puro? Em que culto protestante isto é proclamado? Nunca Jamais!!!
Isto só acontece na missa!
Cai a farsa!Marcadores: Mentiras Protestantes
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00:22.