É admissível, quando se é questionado, uma reação firme e até mesmo grosseira. Inadmissível porém, é o processo de intimidação usado para tentar calar ou impedir que se exponha opiniões, pensamentos ou manifestações contrárias às idéias do questionado. Com este processo tenta-se neutralizar o adversário por meio da crítica tendenciosa ou mesmo pela desqualificação pessoal. A desqualificação, o desprestígio e a tentativa de macular a reputação, são os meios mais utilizados de se querer intimidar e enfraquecer o oponente. Quando o questionado se vê diante de cobranças, numa clara demonstração de que não está acostumado a ser contrariado, passa a ameaçar o seu adversário com possíveis ações judiciais.
Bom, agora vamos às vias de fato:
-É bem verdade que as minhas palavras não foram as que o
jovem perdido gostaria de ter lido, mas longe estavam de serem ofensivas. Desde quando é ofensivo dizer que
jamais iremos desitir de você?
-Embora a minha abordagem tenha sido um tanto fora dos padrões e terceiros tenham sido envolvidos, foi feita mas no intuíto de sacudir, de abalar
(e para vê-lo
descer do salto), uma vez que eles mesmos já estavam, desde o início, envolvidos até o pescoço quando o apoiaram e o aplaudiram neaquele
espetáculo bizarro;
-Eu sei que o que foi divulgado por mim foi feito em páginas de pessoas que não me conheciam, mas afirmar que as mesmas
não têm relação nenhuma com esse cenário, é no mínimo incoerente de sua parte, uma vez que uma delas proferiu as mentiras que você mesmo havia se encarregado de propalar, para tão somente conspurcar
àquela que é alvo das suas investidas.
-Minhas iniciativas -meu caro jovem perdido - de modo algum foram vergonhosas, longe disso. Vergonhoso é o seu comportamento perante uma família que preza pelos princípios morais e éticos. O j
ovem perdido é quem está sendo digno de pena, porque não está no perfeito uso de sua razão, uma vez que está sendo sugestionado e monitorado 24 horas por dia.
-Já faz algum tempo que soubemos desse seu comportamento execrável, principalmente em relação à família. Mas você mente quando diz:
"até a semana passada nunca recebi uma única ligação sua ou de quem quer que seja, vindo procurar-me pacificamente".
Como ligar se até no dia do aniversário, o único meio que se tinha disponível (já que nos outros fomos todos excluídos) para entrar em contato, estava desligado para não receber nossas ligações? Como procurar uma pessoa que se esquiva sistematicamente e que não quer manter nenhum tipo de contato com seus familiares? Uma pessoa que vira às costas a quem quer que se aproxime, principalmente quando quem tenta uma aproximação tem uma relação de amor muito forte para com ela
. Mas essa pessoa que tem uma relação de amor muito forte para com o jovem perdido, também tem laços fortíssimos com outras que, ao contrário dele não a despreza, mas a apóia em todos os sentidos. E o j
ovem perdido sabe quem são as pessoas que têm laços fortíssimos com aquela que ele quer eliminar de sua vida para sempre, desde o momento que se envolveu com um certo malfazejo.
-Sim, são elas mesmas, que a exemplo dos três mosqueteiros,
(um por todos e todos por um
) estão sempre prontas para acudir quando uma pede socorro. Muito embora você pense que seja diferente, não é. Mas não é mesmo! Somos unhas e carnes. O que atinge uma, atinge as outras. Embora cada uma reaja de maneira diferente frente a uma situação, não significa que não se apoiem mutuamente.
-Você acha pouco as demonstrações de afeto que recebeu até agora, e até as despreza, e o que é pior, mente dizendo que nunca as recebeu. Mas o fato é que você está avesso a elas por partirem de membros da sua família, coisa que não acontecia antes do seu envolvimento com aquela horda.
Você disse que
Foram dois anos de ataques... mas só se foi de sua parte e da parte de quem você se aliou, tanto para agredir quanto para desprezar aqueles que sempre tiveram apreço por você. Se nesse período nada fizemos foi porque o pouco que sabíamos eram insuficientes. Não estávamos a par de tudo, Mas hoje é diferente, sabemos o que de fato aconteceu. E outra, quem está nos subestimando é você ao querer posar de vítima, quando na realidade o agressor é você, como foi demonstrado até agora.
Das duas uma: ou você acha que sofremos de amnésia ou sua hipocrisia é tão grande que lhe impede de ver o que você mesmo faz e anda fazendo.
Se acusar-me de estar tomada por ódio – ou qualquer afirmação equivalente – VOCE ESTARÁ CONTRADIZENDO SEU TÍTULO DE SEGUIDOR DE JESUS.