terça-feira, 24 de novembro de 2009
Dias melhores
"O Momento Presente é um tema freqüente no cristianismo e nas grande religiões, assim como na filosofia e na sabedoria popular, pela consciência de que, no esforço de viver o momento presente - aparentemente tão insignificante e breve -, está escondido o segredo de uma vida tranqüila".Ontem, voltando para casa, ouvia no rádio do carro uma canção do Jota Quest: Dias Melhores. Diz a canção que vivemos esperando dias melhores. Dias de paz, dias a mais, dias que não deixaremos para trás; o dia em que seremos melhores em tudo: no amor na dor... Vivemos esperando o dia em que viveremos para sempre!
É verdade. Mas, enquanto estamos projetados no futuro e presos ao passado, esquecemos do presente, do momento presente. Estar no presente, vivê-lo a cada instante, é expressão da vontade de Deus a respeito de nossa vida, porque vivendo o momento presente, nós temos uma graça atual. A Virgem Maria viveu assim, realizando no dia a dia a vontade de Deus no momento presente. Ela como ninguém, soube vivê-lo em todas as etapas de sua vida.
E assim também viveram todos os santos, fazendo a vontade de Deus tal como ela se manifestava a cada momento, sem se deixar perturbar por contrariedades imprevistas. Porque os acontecimentos do presente são sinais da vontade ou da permissão de Deus, para o bem daqueles que O amam e O procuram.
Saibamos nós, a exemplos dos santos e de Maria Santíssima, viver com perfeição o momento presente realizando a vontade de Deus. Como disse Chiara Lubich:
"Quem vive o presente é paciente, perseverante, manso, é pobre de tudo, é puro, misericordioso, porque possui o amor na sua expressão mais alta e genuína; ama a Deus verdadeiramente, com todo o coração, a alma e as forças; é iluminado interiormente, é guiado pelo Espírito Santo e portanto não julga, não pensa mal, ama o próximo como a si mesmo, tem a força da loucura evangélica de apresentar a outra face, e caminhar por duas milhas... Muitas vezes encontra-se na posição de dar a César o que é de César, porque em muitos momentos deverá viver plenamente a sua vida como cidadão... e assim por diante. Quem vive o presente está em Cristo Verdade. E isto sacia a alma, que sempre anseia possuir tudo, em cada instante da sua vida.
Marcadores: Chiara Lubich, Momento presente, Santos, Virgem Maria
Escrito por
14:14.
