
Lavagem cerebral é um tema bastante instigante, principalmente quando sabemos de pessoas que foram e ainda são vítimas desse mal. Lendo alguns artigos capturei alguns tópicos que ora transcrevo. Não a título de estudo, longe de mim, mas porque tenho conhecimento do problema e por isso mesmo não quero esquecer desse mal que adentra na vida das pessoas sem que elas mesmas se deem conta disso.
Antes de começar, quero expor os fatos fundamentalmente básicos sobre o assunto: Ninguém, em toda a história da humanidade, ao sofrer lavagem cerebral, veio a aperceber-se disso. Na maioria dos casos, após sofrerem-na, vão apenas defender apaixonadamente seus manipuladores, dizendo que esses lhe "mostraram a luz" ou "mudaram suas vidas miraculosamente".
A mais pura e cristalina verdade
Diz ainda em outro trecho:
Cultos, treinamentos e cursos dessa espécie oferecem ocasiões ideais para se observar em primeira mão o que tecnicamente se chama "Síndrome Stockholm". Ela é o estado no qual aqueles que foram intimidados, controlados ou torturados começam a amar, admirar ou até mesmo desejar sexualmente seus manipuladores.
Os crentes cegosAntes de fechar o assunto "conversão", gostaria de falar sobre as pessoas mais suscetíveis a ela e também sobre os Movimentos Coletivizados. Tenho plena convicção de que pelo menos um terço da população mundial se enquadra perfil que Eric Hoffer denomina "Crentes Cegos". São literalmente seguidores cegos, pessoas que querem livrar-se de seu poder. Elas procuram por respostas, significados e iluminação em coisas externas a si mesmas.
"Essas pessoas não pretendem conseguir fortalecimento ou auto-afirmação, mas apenas fugir de si mesmas, dando o controle de suas vidas a outrem. São seguidoras não porque procuram auto-superação, mas, na verdade, porque anseiam a auto-renúncia!". Hoffer também diz que os Crentes Cegos "são eternamente incompletos e inseguros". (Hopffer - "O Crente Cego")
Enfim, o texto é longo, mas o link está logo acima, basta clicar para lê-lo na integra. Mas aqui fica o conselho do autor:
Nunca subestime o perigo que essas pessoas representam. Elas podem ser facilmente transformadas em fanáticas que defenderão a ferro e fogo suas "causas sagradas". Isso se dá porque essas "causas sagradas" na verdade substituem a fé que perderam em si mesmas...
Vale também destacar outro artigo interessante sobre o mesmo tema, onde o autor, que já publicou um
livro a respeito, compilou da Revista Pergunte & Responderemos...
Para entender o que é lavagem cerebral, também dita Estupro da Mente ou Reeducação Ideológica, clique aqui.Bem, por hora é só. O assunto não se esgota, porém, para mim chega! Só de pensar me uma aflição por saber que manipuladores desonestos - que muitas vezes são
suportados por "profissionais" da área de saúde para dar um aspecto de legalidade-, estão sempre à espreita de presas fáceis para serem usadas a seu bel prazer.
.