Está difícil vir aqui mais vezes, agora que as aulas começaram de fato. Ontem e hoje sai cedo de casa para resolver uns assuntos pessoais e, da rua mesmo fui pra faculdade, porque não daria tempo voltar para casa. Hoje (ontem) à tarde fui ao dentista, como era perto da faculdade fui à pé e aproveitei pra ir a Biblioteca pegar alguns livros, depois fui à Pastoral da Universidade para me inserir em um dos grupos, e logo em seguida fui à Missa lá mesmo, na Capela. Essas são algumas das vantagens de se estudar em uma instituição Católica.
Uma das disciplinas do meu curso é "Introdução das Sagradas Escrituras". No início é assim, estudamos apenas as introduções, para depois estudar cada parte das Escrituras. Apesar de termos algumas noções, pois cada Bíblia nossa trás um resumo de cada livro, o curso oferece subsídios mais consistentes referentes as Sagradas Escrituras. Há que se entender que antes de um texto bíblico ser escrito, havia um pré-texto, uma Tradição Oral, para se chegar o texto propriamente dito, enfim, quem escreveu, pra quê, quando e para quem esse texto foi escrito.
Bom, para finalizar, o professor falou que um determinado autor, que não me recordo o nome, cita uma frase em seu livro sobre a Bíblia, que reflete bem a idéia do que muitas pessoas fazem com Sagradas Escrituras, quando interpretam a seu modo, sem levar em conta o contexto. Ele diz o seguinte:
"A Bíblia é uma flor indefesa". Eu nunca ouvi uma frase tão simples e tão sábia quanto essa.
.