Doce Deleite



sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Bendito aquele que confia no Senhor


«Bendito aquele que confia no Senhor» (Jr 17,7)

Palavra de Vida - Fevereiro de 2007

É o modo mais inteligente de viver: colocar a própria vida nas mãos Daquele que nos deu a vida. Aconteça o que acontecer, nele podemos confiar cegamente: Ele é Amor e quer o nosso bem.
O profeta Jeremias, proclamando esta “bênção”, recorda uma imagem amada pela tradição bíblica: a de uma árvore plantada às margens de um riacho de águas abundantes. Ela não teme a chegada do verão, pois suas raízes estão bem alimentadas e suas folhas, sempre verdes: ela é fecunda em frutos.
Ao contrário, quem não põe a própria esperança em Deus, mas no poder e na riqueza, ou nas amizades influentes, é comparado a um arbusto em um terreno árido, salobro, que custa a crescer e não dá fruto.

«Bendito aquele que confia no Senhor»

Geralmente nos dirigimos ao Senhor quando estamos em situações extremas, desesperadoras: uma doença incurável, uma dívida impagável, a iminência de um perigo de morte… São coisas inevitáveis. Sabemos que aquilo que é impossível aos homens, é possível a Deus. Mas se para Ele tudo é possível1, por que não recorrer a Ele em cada momento da vida?
A Palavra de Vida nos convida a uma comunhão constante com o Senhor, uma relação que vai bem mais além dos pedidos que de qualquer forma devemos fazer-lhe porque sempre necessitamos de sua ajuda. É “bendito”, ou seja, encontrou a alegria e a plenitude da vida, quem estabelece com Ele um relacionamento de confiança que nasce da fé no seu amor.
Ele, o Deus próximo, que conhece o nosso íntimo mais do que nós mesmos, caminha conosco e conhece cada palpitar do nosso coração. Com Ele, podemos partilhar alegrias, sofrimentos, preocupações, projetos… Não estamos sós, nem mesmo nos momentos mais escuros e difíceis. Nele podemos confiar plenamente. Ele jamais nos decepcionará.

«Bendito aquele que confia no Senhor»

Chiara Lubich diz que um modo particular de exprimir essa confiança pode ser o “trabalho a dois”.
Às vezes somos assaltados por pensamentos tão obsessivos devido a circunstâncias ou pessoas a quem não nos podemos dedicar diretamente, que se torna difícil cumprir bem o que a vontade de Deus nos pede no momento presente. Gostaríamos de estar perto daquele ente querido que sofre, que está sendo provado, que está doente. Gostaríamos de poder resolver essa situação intrincada, de oferecer ajuda às populações em guerra, aos refugiados, aos famintos… E nos sentimos incapazes…
É o momento de ter uma confiança em Deus que às vezes pode chegar ao heroísmo. Chiara cita alguns exemplos: “Não posso fazer nada para ajudar naquele caso (…) Pois bem, farei neste momento o que Tu queres de mim: estudar direito, varrer direito, rezar direito, cuidar direito dos meus filhos… E Deus se ocupará de desemaranhar aquela meada, de confortar quem sofre, de resolver aquele imprevisto”.
E Chiara conclui:
“É um trabalho feito a dois em perfeita comunhão, que exige de nós uma grande fé no amor de Deus por seus filhos e que, pelo nosso modo de agir, dá ao próprio Deus a possibilidade de confiar em nós.
Essa confiança mútua opera milagres.
A nossa constatação era esta: aonde nós não conseguimos chegar, Outro realmente conseguiu, e fez imensamente melhor do que nós. O ato de confiança heróico será premiado; nossa vida, limitada a um campo só, ganhará nova dimensão; e nos sentiremos em contato com o Infinito (…). Ficará mais evidente, mesmo porque a experimentamos, a realidade de que somos de fato filhos de um Deus Pai que tudo pode”2.


«Bendito aquele que confia no Senhor»

Rina, que devido à idade avançada estava constrangida a viver em casa, conta: “O telefone toca. Trata-se de uma senhora, idosa como eu, para quem desde algum tempo eu mando o folheto da Palavra de Vida. Seu irmão está muito doente e ela não sabe o que fazer. Estamos no período de férias. É difícil encontrar alguém que possa dar-lhe uma assistência, ainda mais porque, nos últimos anos, ele vivia como um mendigo. Sinto ‘meu’ o sofrimento da minha amiga e ao mesmo tempo, como ela, sinto-me impotente. Como ajudá-la, eu que moro longe e vivo imobilizada numa cadeira? Gostaria, ao menos, de dizer-lhe palavras de conforto, mas nem isso eu consigo, não sou capaz. Só me resta garantir que não vou esquecê-la e assegurar-lhe sobretudo minhas orações.
À noite, quando as minhas companheiras voltam do trabalho, unidas, confiamos a Deus esta situação e lançamos no seu coração os receios e as incertezas.
Durante a noite me acordo e me vem à mente aquele mendigo, sozinho, morrendo. Volto a dormir e outra vez acordo. E toda vez me dirijo ao Pai: ‘Ele é teu filho, não podes abandoná-lo. Cuida dele’.
Poucos dias depois, um telefonema da minha amiga: ela me diz que, depois de ter falado comigo naquele dia, sentiu uma grande paz. ‘Sabe que conseguimos levá-lo ao hospital? Lá cuidaram dele, aliviando-o das suas dores. Ele foi purificado pelo sofrimento e estava preparado. Tendo recebido a Eucaristia, partiu serenamente.’
E ficou no meu coração um sentimento de gratidão e de maior confiança no Senhor”.


Aos cuidados de Pe. Fabio Ciardi e Gabriella Fallacara

1) Cf. Mt 19,26;
2) Cf. Lubich, Chiara. Sim, sim. Não, não! Editora Cidade Nova, São Paulo 2005, p. 123-124.



Escrito por

08:50.
Comente aqui... 0


Natural de Recife-Pe

"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.Um me distingue, o outro me designa. É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos." (São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, 375 D.C.)

"Hoje, o que os outros pensam de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros pensam de mim, mas do que Deus sabe a meu respeito".




Minha irmã...
ღஐºSaudade é o amor que fica!ღஐº

"O tempo não pára! A saudade é que faz as coisas pararem no tempo"...

"Duas pessoas que se amam não podem deixar de se encontrar e, pelo mesmo motivo, não podem ser separadas.
Uma  torna a outra 'eterna'
por amor."


Fotos de Valda







"O crucifixo é antes de tudo o sinal distintivo da única e verdadeira religião, a CATÓLICA, depois vem o resto".


"O católico que escolhe seus dogmas e seus mandamentos não é católico, é protestante." (Gustavo Corção)


"Os inimigos do Brasil querem que você se omita.
Mostre-lhes que eles estão enganados e que você está alerta.
O Brasil é, e continuará a ser Terra de Santa Cruz"!


"O PL 122 é uma aberração jurídica, viola a liberdade religiosa e cria uma categoria de indivíduos especiais. Esse Projeto é inconstitucional, ilegítimo e heterofóbico"!

“Olha, eu acho que tem que haver a descriminalização do aborto. Hoje, no Brasil, isso é um absurdo que não haja a descriminalização.” Em sabatina à Folha de S. Paulo - 4 de outubro de 2007. "Eu acho que, o aborto, do ponto de vista de um governo, é uma questão não é de foro íntimo, é uma questão de saúde pública".


Salve meu selinho e
cole em seu blog!



  • Amor de Deus
    Cantinho de Paz
    Cimo da Montanha
    Carmem
    Elsa
    Família de Nazaré FBV
    Guia de Blogs Católicos
    Lilian Cipriano
    Maria João
    Observatório da Perseguição
    O Intercessor
    Paulo Costa
    Nilceia
    Peregrino
    Reflexões
    União de Blogs Católicos
    Verbo Pai


    Almas
    AMA
    Anti-difamação
    Cleofas
    CIC
    Culinaria Terra
    Dom Hélder Câmara
    Encantos e Paixões
    Enciclopédia Católica
    Fábio de Melo
    Focolares
    Mais Blogs
    Olavo de Carvalho
    Mí­dia sem Máscara
    Priberam
    Taizé
    Vaticano
    Veritatis

    A Palavra Liberta: Conhecendo Maria,
    Bíblia Católica,
    Catecismo da Igreja Católica,
    Imitação de Cristo,
    Meditações,
    O Banquete do Cordeiro, a Missa segundo um convertido,
    O Grito,
    Redescobrindo Maria a partir dos Evangelhos,
    Saber Perder.



    Imagens:Patswebgraphics
    Layout:
    by Heidi


    Trento, 1944.
    Em um refúgio anti-aéreo abrimos ao acaso o Evangelho na página do Testamento de Jesus:
    “Pai, que todos sejam um, como eu e tu”.
    Aquelas palavras pareciam iluminar-se uma a uma. Aquele "todos" foi o nosso horizonte. Aquele Projeto de Unidade a razão da nossa vida.

    Chiara Lubich

    "Os homens gastam-se tanto em palavras que não conseguem entender o silêncio de Deus".
    Dom Hélder




    "A missão materna de Maria em favor dos homens de modo algum obscurece nem diminui a mediação única de Cristo; pelo contrário, até ostenta sua potência, pois todo o salutar influxo da bem-aventurada Virgem deriva dos superabundantes méritos de Cristo, estriba-se em sua mediação, dela depende inteiramente e dela aufere toda a sua força."
    "Com efeito, nenhuma criatura jamais pode ser equiparada ao Verbo encarnado e Redentor. Mas, da mesma forma que o sacerdócio de Cristo é participado de vários modos, seja pelos ministros, seja pelo povo fiel, e da mesma forma que a indivisa bondade de Deus é realmente difundida nas criaturas de modos diversos, assim também a única mediação do Redentor não exclui, antes suscita nas criaturas uma variegada cooperação que participa de uma única fonte."


    "Onde está Pedro, aí está a Igreja católica".
    (Santo Ambrósio)


    "Onde está a Igreja, aí está o Espírito de Deus"...
    "A Igreja é minha mãe... As censuras que lhe são feitas, não carecem, todas, de fundamento. Mas o volume dessas queixas não supera a grandeza do Mistério-Sacramento que é a Santa Igreja, o Corpo de Cristo prolongado". (Santo Agostinho)

    Em nenhum símbolo de Fé temos o atributo "Romana" designando a Igreja de Cristo, isso por que ser designado como Romana não é atributo da Igreja e sim uma referência a sua origem e sua Sé Primaz. Santa, Una, Católica e Apostólica são seus atributos, Romana é sua origem. A Igreja de Cristo nasceu no Império Romano, ganhou o mundo a partir de Roma, e em Roma foi estabelecida a Sé Primaz dessa Igreja, por isso, os cristãos do mundo inteiro devem estar em comunhão com a Sé Romana, onde repousa a Cátedra de Pedro, a Sé Apostólica.



    Conferência Nacional
    dos Bispos do Brasil










    Zilda Arns
    "Viveu como santa, morreu como mártirr".

    Fundadora da Pastoral da Criança, a médica dedicou a existência a minorar o sofrimento dos despossuídos e a evitar o desperdício da vida. Até o último minuto

    A ÚLTIMA PREGAÇÃO
    Escombros da Igreja Sacré Coeur de Tugeau, em cuja casa paroquial Zilda Arns proferiu uma palestra antes de morrer


    Crianças desaparecidas





    Quem bebe e dirige
    pode matar ou morrer




    Pesquise aqui:
    Google Custom Search




    miarroba.com