sexta-feira, 8 de junho de 2007
Quem se gloria, glorie-se no Senhor!
"Aquele, porém, que se quiser vangloriar, glorie-se de possuir inteligência e de saber que eu, seu Senhor, exerço a bondade, o direito e a justiça sobre a terra, pois nisso encontro o meu agrado"...(Jeremias 9,23)
Aquele que recebeu maiores bens não pode gloriar-se de que os mereceu, nem elevar-se acima dos demais, nem insultar os que recebem menos; porque o maior e melhor é aquele que menos presume de si, e dá graças a Deus com mais fervor e humildade. E aquele que se tem por mais indigno de todos, esse está mais disposto para receber os maiores dons.
Senhor, Tu sabes o que convém a cada um; e a Ti, e não a nós, é que pertence discernir porque um é mais favorecido e o outro menos; porque só Tu é que tens determinado a medida dos merecimentos de cada um dos homens.
Por isso meu Deus e Senhor, creio também que me fazes um benefício especial em não me dar aquela abundância de graças, que, brilhando exteriormente, atraem louvores e admiração dos homens.
Assim, bem longe de sentir tristeza e desgosto por me ver destituída destes favores, sinto um grande consolo e uma grande alegria, porque Tu, Senhor, escolhestes para Ti os pobres, os humildes, e os desprezados deste mundo.
Escrito por
17:50.