Doce Deleite



quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O abraço de Maria


"A igreja tem a forma de um abraço, definido por duas paredes sob um teto plano, com a fachada frontal praticamente sem paredes, formando um vão amplo, sustentado por uma estrutura quase imperceptível. Sua torre destaca-se como elemento vertical, realçando a entrada frontal do sacrário; recorda que, por meio do relacionamento com o próximo, é que se chega a união com Deus".

A presença espontânea de mais de 1.500 pessoas na inauguração do edifício, numa tarde de domingo, parecia demonstrar o quão viva e numerosa é essa comunidade, no limiar de 2009, quando se comemora os 50 anos da chegada dos primeiros focolarinos ao Brasil.

Se é verdade que um povo exprime a sua identidade também por meio de sua contribuição específica, no campo da estética e da configuração do espaço, podemos dizer que a primeira igreja do mundo dedicada a "Maria, Mãe da Unidade", inaugurada recentemente, no Grande Recife, pode ser vista como uma expressão da vida, do pequeno "povo" dos Focolares. A igreja, projetada como um "grande abraço" em direção a humanidade, como um espaço de acolhida para todos, exprime o estilo de vida das pessoas que procuram viver a Espiritualidade da Unidade, de Chiara Lubich.

A igreja "Maria, Mãe da Unidade" é fruto da vida e da comunhão de bens dos membros do Movimento dos Focolares em sete estados do Nordeste e da compreensão da fundadora dos Focolares de que era chegada a hora de construir monumentos de pedra e cal àquela que sempre foi modelo de "Humanidade Realizada" para milhões de homens e mulheres, que a seguiam no seu caminho espiritual. "E o complemento, o sinal de que já havia uma igreja de pedras vivas", explicou Chiara Lubich quando aprovou o início das obras, em 2004.

A primeira doação para a construção cobria a metade dos custos do projeto, e foi entendida como um indicativo de que já se poderia lançar os alicerces dessa igreja. O local escolhido para a realização do projeto foi a Mariápolis Santa Maria, pequena cidadezinha-testemunho do Movimento dos Focolares, Em Igarassu-PE, que Chiara mesma havia inaugurado nos anos 1960, quando esteve no Brasil, pela segunda vez, deixando aqui uma "casa" para a comunidade nascente do Focolare.

A presença espontânea de mais de 1.500 pessoas na inauguração do edifício, numa tarde de domingo, parecia demonstrar o quão viva e numerosa é essa comunidade, no limiar de 2009, quando se comemora os 50 anos da chegada dos primeiros focolarinos ao Brasil. Uma comunidade que não mediu esforços para cobrir o restante dos custos da construção doando bens, energias, talentos profissionais e tempo; uma comunidade que aplaudiu emocionada a dedicação do templo à Maria, numa cerimônia marcada pela simplicidade, pela alegria e pelo rico simbolismo da liturgia, no dia 12 de outubro, dia também dedicado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

"A Mariápolis Santa Maria jamais será a mesma", avaliou uma das autoridades presentes à inauguração da igreja. De fato, o edifício mudou inteiramente o cenário dessa cidadezinha-testemunho. Fincada a poucos metros da entrada da Mariápolis, a igreja "Maria Mãe da Unidade" tem a forma de um abraço, definido por duas paredes sob um teto plano, com a fachada frontal praticamente sem paredes, formando um vão amplo, sustentado por uma estrutura quase imperceptível. Sua torre destaca-se como elemento vertical, realçando a entrada frontal do sacrário.

Aos arquitetos Augusto Aragão e Paula Maciel, autores do projeto, coube uma breve descrição de seus atributos teológicos; "A concepção deste espaço surgiu do desejo de propiciar a comunhão entre a nave e o santuário, entre a presença de Jesus na comunidade e a presença de Jesus na Palavra, na eucaristia e na hierarquia, e isso foi expresso pela forma semicircular que aproxima todos do local do sacrifício".

As duas paredes, que se iniciam numa praça e chegam no interior da igreja, representam um abraço, sinal visível de aclhimento e que, segundo os arquitetos, "fazem referência a Maria: imenso céu que contém o amor". E o fato de o sacrário ficar resguardado quase que tão somente por portas e janelas envidraçadas, para os autores do projeto, quer dizer que "se alguém ainda não se sente partícipe da família dos cristãos, Maria o acolhe e, do pátio, o conduz a Jesus no santuário". Inserida no volume, a torre, com sua verticalidade, recorda que, por meio do relacionamento com o próximo, é que se chega a união com Deus.

Toda a arquitetura da igreja, convida ao encontro com Deus que tudo permeia e que, ainda assim, permanece mistério. "Ao concebê-la e construí-la esperamos que todos tenhamos sido instrumentos dóceis à vontade de Deus e que este templo tenha sido e continue sendo a expressão da sua vontade , para a sua glória e para a santificação de muitos", afirmaram Augusto e Paula.

Mas não só a arquitetura do templo exprime a experiência de comunhão do "povo dos Focolares"; também todas as etapas do projeto foram marcadas profundamente pelo espírito de comunhão fortalecido pela firme decisão de seus protagonistas de sempre dobrar-se para não romper a caridade. Em diversos momentos da solenidade veio em evidência a dimensão comunitária da experiência. "Agradecemos a cada operário e a cada profissional que empregaram tantas horas de suas vidas para transformarem, em edifício, uma realidade espiritual partilhada por toda a Obra de Maria (Movimento dos Focolares)", ressaltaram os focolarinos Ana Lúcia Bandeira, e Ivanaldo Araújo, representantes dos Focolares na região Nordeste;.

Não queremos que ninguém se sinta fora desses agradecimentos, afinal essa igreja foi construída, dias após dia, com o amor e a vida de cada um", concluiram eles, cujas palavras foram seguidas por um caloroso aplauso, manifestando evidente alegria de todos por fazer parte da história que está por trás dessa igreja.

Por Andréa Moreira
Fonte:Revista Cidade Nova
Dez/2008

Marcadores: ,



Escrito por

21:39.
Comente aqui... 0


Natural de Recife-Pe

"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.Um me distingue, o outro me designa. É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos." (São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, 375 D.C.)

"Hoje, o que os outros pensam de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros pensam de mim, mas do que Deus sabe a meu respeito".




Minha irmã...
ღஐºSaudade é o amor que fica!ღஐº

"O tempo não pára! A saudade é que faz as coisas pararem no tempo"...

"Duas pessoas que se amam não podem deixar de se encontrar e, pelo mesmo motivo, não podem ser separadas.
Uma  torna a outra 'eterna'
por amor."


Fotos de Valda







"O crucifixo é antes de tudo o sinal distintivo da única e verdadeira religião, a CATÓLICA, depois vem o resto".


"O católico que escolhe seus dogmas e seus mandamentos não é católico, é protestante." (Gustavo Corção)


"Os inimigos do Brasil querem que você se omita.
Mostre-lhes que eles estão enganados e que você está alerta.
O Brasil é, e continuará a ser Terra de Santa Cruz"!


"O PL 122 é uma aberração jurídica, viola a liberdade religiosa e cria uma categoria de indivíduos especiais. Esse Projeto é inconstitucional, ilegítimo e heterofóbico"!

“Olha, eu acho que tem que haver a descriminalização do aborto. Hoje, no Brasil, isso é um absurdo que não haja a descriminalização.” Em sabatina à Folha de S. Paulo - 4 de outubro de 2007. "Eu acho que, o aborto, do ponto de vista de um governo, é uma questão não é de foro íntimo, é uma questão de saúde pública".


Salve meu selinho e
cole em seu blog!



  • Amor de Deus
    Cantinho de Paz
    Cimo da Montanha
    Carmem
    Elsa
    Família de Nazaré FBV
    Guia de Blogs Católicos
    Lilian Cipriano
    Maria João
    Observatório da Perseguição
    O Intercessor
    Paulo Costa
    Nilceia
    Peregrino
    Reflexões
    União de Blogs Católicos
    Verbo Pai


    Almas
    AMA
    Anti-difamação
    Cleofas
    CIC
    Culinaria Terra
    Dom Hélder Câmara
    Encantos e Paixões
    Enciclopédia Católica
    Fábio de Melo
    Focolares
    Mais Blogs
    Olavo de Carvalho
    Mí­dia sem Máscara
    Priberam
    Taizé
    Vaticano
    Veritatis

    A Palavra Liberta: Conhecendo Maria,
    Bíblia Católica,
    Catecismo da Igreja Católica,
    Imitação de Cristo,
    Meditações,
    O Banquete do Cordeiro, a Missa segundo um convertido,
    O Grito,
    Redescobrindo Maria a partir dos Evangelhos,
    Saber Perder.



    Imagens:Patswebgraphics
    Layout:
    by Heidi


    Trento, 1944.
    Em um refúgio anti-aéreo abrimos ao acaso o Evangelho na página do Testamento de Jesus:
    “Pai, que todos sejam um, como eu e tu”.
    Aquelas palavras pareciam iluminar-se uma a uma. Aquele "todos" foi o nosso horizonte. Aquele Projeto de Unidade a razão da nossa vida.

    Chiara Lubich

    "Os homens gastam-se tanto em palavras que não conseguem entender o silêncio de Deus".
    Dom Hélder




    "A missão materna de Maria em favor dos homens de modo algum obscurece nem diminui a mediação única de Cristo; pelo contrário, até ostenta sua potência, pois todo o salutar influxo da bem-aventurada Virgem deriva dos superabundantes méritos de Cristo, estriba-se em sua mediação, dela depende inteiramente e dela aufere toda a sua força."
    "Com efeito, nenhuma criatura jamais pode ser equiparada ao Verbo encarnado e Redentor. Mas, da mesma forma que o sacerdócio de Cristo é participado de vários modos, seja pelos ministros, seja pelo povo fiel, e da mesma forma que a indivisa bondade de Deus é realmente difundida nas criaturas de modos diversos, assim também a única mediação do Redentor não exclui, antes suscita nas criaturas uma variegada cooperação que participa de uma única fonte."


    "Onde está Pedro, aí está a Igreja católica".
    (Santo Ambrósio)


    "Onde está a Igreja, aí está o Espírito de Deus"...
    "A Igreja é minha mãe... As censuras que lhe são feitas, não carecem, todas, de fundamento. Mas o volume dessas queixas não supera a grandeza do Mistério-Sacramento que é a Santa Igreja, o Corpo de Cristo prolongado". (Santo Agostinho)

    Em nenhum símbolo de Fé temos o atributo "Romana" designando a Igreja de Cristo, isso por que ser designado como Romana não é atributo da Igreja e sim uma referência a sua origem e sua Sé Primaz. Santa, Una, Católica e Apostólica são seus atributos, Romana é sua origem. A Igreja de Cristo nasceu no Império Romano, ganhou o mundo a partir de Roma, e em Roma foi estabelecida a Sé Primaz dessa Igreja, por isso, os cristãos do mundo inteiro devem estar em comunhão com a Sé Romana, onde repousa a Cátedra de Pedro, a Sé Apostólica.



    Conferência Nacional
    dos Bispos do Brasil










    Zilda Arns
    "Viveu como santa, morreu como mártirr".

    Fundadora da Pastoral da Criança, a médica dedicou a existência a minorar o sofrimento dos despossuídos e a evitar o desperdício da vida. Até o último minuto

    A ÚLTIMA PREGAÇÃO
    Escombros da Igreja Sacré Coeur de Tugeau, em cuja casa paroquial Zilda Arns proferiu uma palestra antes de morrer


    Crianças desaparecidas





    Quem bebe e dirige
    pode matar ou morrer




    Pesquise aqui:
    Google Custom Search




    miarroba.com