Doce Deleite



segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Breve catequese sobre o Tempo do Advento



Inicia-se o Tempo do Advento, do latim Adventus que significa"chegada", do verbo Advenire: "chegar a". É o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. É um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. Começa no primeiro Domingo após o Tempo Comum e termina no dia 24 de dezembro, véspera da solenidade do Natal. Tem a duração de aproximadamente quatro semanas.

No Advento esperamos a chegada do Filho de Deus, Essa espera é ativa, ou seja, não O esperamos de braços cruzados, e sim preparando a sua vinda. Por isso esse é um tempo de oração, reflexão e ação. Nós cristãos, preparamos nosso coração, as nossa família e a nossa comunidade para acolher Jesus.

Advento também é tempo de conversão. Todos os dias do ano são dias de conversão. A conversão é um processo! Ninguém de nós já está convertido; estamos todos, a todos os instantes nos convertendo. No Advento, nos convertemos à medida em que nos preparamos para acolher Jesus e, acolhendo-O, praticamos o que ele ensinou.

A Celebração do Advento contempla tanto a primeira vinda de Jesus, o Natal, como a segunda e definitiva vinda, a Parusia. A primeira vinda é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o Tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa.

Liturgicamente o tempo do Advento é dividido em duas partes, sem que a unidade seja prejudicada. Na primeira parte, do 1º Domingo até o dia 16 de dezembro, a liturgia exprime o aspecto escatológico do Advento, impelindo os ânimos à espera da segunda vinda de Cristo; na segunda parte, os dias da semana entre 17 e 24 de dezembro ordenam-se mais diretamente à preparação do nascimento do Senhor. Pelas leituras das Missas, o quarto Domingo do Advento aparece como o Domingo dos Patriarcas do Antigo Testamento e da Bem-aventurada Virgem Maria, na expectativa do Natal do Senhor.

A Igreja recomenda que as celebrações do Advento sejam moderadas, isto é, que não antecipem a alegria e o júbilo do dia do Natal. Assim, o Advento é a espera alegre, e o Natal a festa da chegada.

Para que possamos celebrar com proveito o Tempo do Advento, primeiro devemos participar das celebrações na comunidade, juntos com os irmãos e irmãs na fé. Depois, rezando individualmente e em família, lendo e refletindo a palavra de Deus, celebrando com as famílias vizinhas à nossa, a Novena em preparação para o Natal.

Dentre as celebrações do Advento a mais importante e a mais significativa é a celebração da Eucaristia. Toda a liturgia que envolve a Missa no Tempo do Advento nos ajuda a tomar consciência da primeira vinda de Cristo, e da sua vinda definitiva no final dos tempos. Na Missa é o próprio Cristo que se apresenta como Sacerdote e Oferenda; ao oferecer-se ao Pai, Ele, na força do Espírito Santo, oferece-se também a nós. Nas comunidades onde não há Missa, os católicos são convidados a participarem da celebração da Palavra e, onde for possível, também o Rito da Comunhão.

Os textos bíblicos sugeridos que podemos ler na primeira parte do Advento, ou seja, do primeiro Domingo ao dia 16 de dezembro, são os seguintes: Isaías 2,1-5; 4,2-6; 11,1-10; 25,6-10a; 26,1-6, 29,17-24; 35,1-10; 40,1-11.25-31; 41,13-20; Mateus 3,1-12; 18,12-14; 24,37-44; 25,31-46; Lucas 7,19-23; 2Coríntios 5,1-10; 1Tessalonissenses 5-1-11; 2Tessalonissenses 2,1-16; Tiago 5,7-11; 2Pedro 3,1-16; Apocalipse 21-1,8.

Os textos bíblicos sugeridos para a segunda parte do Advento, de 17 a 24 de dezembro, são os seguintes: Gênesis 49,8-10; Jeremias 23,5-8; Juízes 13,2-7; Isaías 7,10-14.35,1-10; Sofonias 3,14-18a; 1Samuel 1,24-28. 7,1-16 ; Malaquias 3,1-4; Lucas 1,5-80.2,1-20; Romanos 1-1-7; Tiago 5,7-10. Para o Natal: Lucas 2,1-20.

Padre Cristovam Lubel

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12:54.
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Natural de Recife-Pe

"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.Um me distingue, o outro me designa. É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos." (São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, 375 D.C.)

"Hoje, o que os outros pensam de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros pensam de mim, mas do que Deus sabe a meu respeito".




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ღஐºSaudade é o amor que fica!ღஐº

"O tempo não pára! A saudade é que faz as coisas pararem no tempo"...

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por amor."


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