segunda-feira, 20 de julho de 2009
Dia do Amigo
Aos amigos sempre recorremos quando estamos angustiados e diante de uma situação difícil. São eles que nos norteiam quando estamos perdidos, mostrando-nos que direção devemos seguir. Não é à toa quando se diz que "quem encontrou um amigo encontrou um tesouro".
Aos meus amigos, a minha gratidão por tê-los sempre por perto, quer física ou espiritualmente, quando necessito de socorro. A eles devo, em grande parte, o exercício da paciência e tolerância.
20 de julho, dia em que foi instituído como o dia do amigo. Foi o argentino Enrique Ernesto Febbraro, dentista, músico e professor de sociologia, filosofia e história que resolveu comemorar a data neste dia. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro".
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo. Na Argentina a data é comemorada de verdade. Cartões, presentes e provas de amizade são levados a sério. E isso é, segundo os estudiosos, muito bom tanto para a saúde psicológica quanto para a física.
"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante." (Eclesiástico 6,14-17)
Marcadores: Amigos
Escrito por
14:02.