Doce Deleite



domingo, 1 de março de 2009

Santo Agostinho não acreditava na transubstanciação


“Ego vero Evangelio non crederem, ni si catholicae Ecclesiae commoveret auctoritas.”
Na verdade, eu não teria acreditado no Evangelho, se a autoridade da Igreja Católica não tivesse me movido para tal.
(Santo Agostinho, Epístola Contra os Maniqueus, I, 1).

Para negar a transubstanciação na Eucaristia os protestantes malandramente citam Santo Agostinho afirmando que o mesmo não acreditava na transubstanciação.

Essas informações são mentirosas. Infelizmente os principais sítios apologéticos protestantes trabalham de forma sorrateira, falseando toda a Verdade.

Consta lá no sítio (1) desses hereges pertinazes a seguinte informação:

Santo Agostinho, bispo de Hipona, anos 354-430, gracejava jocosamente da transubstanciação, cuja idéia já existia no seu tempo. – Pregando nas Igrejas dizia: "Por que preparas os dentes e o estômago? Confiar em Cristo é comer o Pão da Vida, não se pode engolir Aquele que subiu vivo para o céu." (Ver tratado sobre João nr. VXV e Sermões nr. 131, nr.1).

A primeira coisa que se deve notar é que não existe o algarismo romano VXV. Será que o Sr. Paulo Cristiano da Silva, autor do artigo onde o trecho acima se encontra, se esqueceu de colocar uma vírgula em algum lugar? Não, o herege copiou o trecho de um outro herege, e nem citou a fonte.

O trecho acima é do “pastor” Lauro de Barros Campos, autor do livro “O Estado do Vaticano” que traz vários engodos contra a Santa Igreja Católica. No subtítulo “A Ceia do Senhor e a Missa” de seu livro ele escreve (2):

Santo Agostinho bispo de Hipona, 340-430, gracejava da transubstanciação cuja idéia já existia no seu tempo; pregando nas igrejas, dizia: “porque preparas os dentes e o estomago? -- Confiar em Cristo é comer o PÃO VIVO, não se pode engolir Aquele que subiu vivo para o céu”. (ver Tratado sobre João VXV e Sermões nº 131.1).

Veja como Paulo Cristiano (CACP) copiou o trecho da obra de Lauro de Barros Campos, adicionando “jocosamente” depois de “gracejava”. O que era ruim ficou ainda pior!
O Sr. Lauro de Barros inventou um novo algarismo romano que o Paulo Cristiano copiou sem piscar os olhos! Este é o belíssimo CACP, que de cristão e de pesquisa só tem o nome! VÁRIOS sítios protestantes repetiram a mesma referência errada! Basta pesquisar o Google para comprovar.

Paulo Cristiano da Silva, depois de ser vergonhosamente desmascarado retirou o artigo do Site.

Santo Agostinho não era contra a transubstanciação. Aliás, como um Doutor da Igreja Católica poderia ser contrário a um ponto tão fundamental da Fé Católica?
Como Santo Agostinho não escreveu qualquer tratado sobre S. João cujo capítulo corresponde a um algarismo romano fictício, nós vamos falar sobre o Sermão 131 capítulo 1.
Vejam o que ele diz:

“Nós ouvimos o Verdadeiro Mestre, o Divino Redentor, o Salvador da humanidade, glorificando para nós nosso Resgate, Seu Sangue. Ele falou-nos de Seu Corpo e Sangue. Ele chamou a Seu Corpo Comida, e Seu Sangue Bebida. Os fiéis reconhecem nisto o Sacramento da Fé [...]” (3).

Desde quando reconhecer a presença real de Cristo na Eucaristia é negar a Transubstanciação? Ora, Santo Agostinho a reconhece, pois é o momento da Comunhão que comemos o Corpo e o Sangue de Cristo. Ele ainda diz que “Os fiéis reconhecem nisto o Sacramento da Fé”.
A desonestidade destes “pastores” autores de livrecos é impressionante! Mais impressionante ainda é a capacidade do Paulo Cristiano, presidente do CACP, repetir o mesmo engodo. Que tipo de centro de pesquisa é esse?

O pior minha gente, é que muitos protestantes tem o sítio do CACP e livrecos como do “pastor” Lauro de Barros, como sua principal fonte de informação! Quanta gente sendo enganada pelas mentiras do Demônio! Quantos cegos estão sendo arrastados por outros cegos ( Mt 15,14)?

Transcrições de outros trechos de S. Agostinho para provar que ele não era contra a Transubstanciação:

“[...] Certamente, o Senhor deu um sinal através do olfato pelo perfume do ungüento derramado em seus pés [Jo 12,3.7]. Através do sentido do paladar, também significou sua vontade pelo sacramento de seu corpo e sangue pregustados por ele [Lc 22,19.20]” (A Doutrina Cristã 3,4). “Pois o mesmo Senhor e os ensinamentos dos apóstolos transmitiram-nos não mais uma multidão de sinais, mas um número bem reduzido. São muito fáceis de serem celebrados, de excepcional sublimidade a serem compreendidos, e a serem realizados com grande simplicidade. Tais são: o sacramento do batismo e a celebração do corpo e sangue do Senhor [...]” (Ibidem 9,13).

Até a Igreja Anglicana sabe que S. Agostinho reconhecia a real presença de Cristo na Eucaristia:
“Os ímpios, e os destituídos da fé viva, ainda que carnal e visivelmente comprimam com os dentes (como diz santo Agostinho) o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo; nem por isso são de maneira alguma participantes de Cristo: mas antes, para sua condenação, comem e bebem o sinal ou sacramento de uma coisa tão importante” (4, Artigo XXIX).

Sobre o Monge Rubano Mauro, pouca coisa se encontra na internet que se possa verificar. De qualquer forma sua posição contra ou a favor da Transubstanciação, não faz a Verdade deixar de ser o que ela é: Verdade. Lembre-se que S. Paulo denunciou o afastamento de muitos de seu tempo (cf. 1Tim 1,18-20; 2Tim 2,16-18), o que não invalidou a veracidade de seu anúncio do Santo Evangelho.

Fica mais uma vez denunciada no que se apóia a apologética protestante: na Mentira. E mais uma vez brilhou o Esplendor da Verdade que há na Fé Católica.

Muitos protestantes incautos andam propagando essas mentiras e publicando-as a título de "estudos". A Mentira é tão grosseira, mas mesmo assim insistem em publicá-la, e o que é pior, omitem suas fontes COVARDEMENTE.


Prof. Alessandro Lima.
Fontes: Veritatis Splendor

Notas:
(1) SILVA, Paulo Cristiano da. CACP Website: TRANSUBSTANCIAÇÃO PODEMOS CRER NISSO? Disponível em http://www.cacp.org.br/transubstanciacao.htm. Último acesso em 25/05/2007.
(2) CAMPOS, Lauro de Barros. Graça Maior Website: O Estado do Vaticano: A Ceia do Senhor e a Missa. Disponível em http://gracamaior.com.br/estudos/ibsd_x_catolica/estado_do_vaticano_-_documentario_9.html. Último acesso em 25/05/2007.
(3) Santo Agostinho. Sermão 131. Disponível em http://www.ewtn.com/library/PATRISTC/PNI6-13.TXT. Último acesso 23/05/2007.
4) Diocese Anglicana do Rio de Janeiro. 39 Artigos de Religião. Disponível em http://anglicanarj.org/anglicanismo/anglicanismo3.htm. Último acesso 23/05/2007.


Marcadores: ,



Escrito por

17:11.
Comente aqui... 1


Natural de Recife-Pe

"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.Um me distingue, o outro me designa. É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos." (São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, 375 D.C.)

"Hoje, o que os outros pensam de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros pensam de mim, mas do que Deus sabe a meu respeito".




Minha irmã...
ღஐºSaudade é o amor que fica!ღஐº

"O tempo não pára! A saudade é que faz as coisas pararem no tempo"...

"Duas pessoas que se amam não podem deixar de se encontrar e, pelo mesmo motivo, não podem ser separadas.
Uma  torna a outra 'eterna'
por amor."


Fotos de Valda







"O crucifixo é antes de tudo o sinal distintivo da única e verdadeira religião, a CATÓLICA, depois vem o resto".


"O católico que escolhe seus dogmas e seus mandamentos não é católico, é protestante." (Gustavo Corção)


"Os inimigos do Brasil querem que você se omita.
Mostre-lhes que eles estão enganados e que você está alerta.
O Brasil é, e continuará a ser Terra de Santa Cruz"!


"O PL 122 é uma aberração jurídica, viola a liberdade religiosa e cria uma categoria de indivíduos especiais. Esse Projeto é inconstitucional, ilegítimo e heterofóbico"!

“Olha, eu acho que tem que haver a descriminalização do aborto. Hoje, no Brasil, isso é um absurdo que não haja a descriminalização.” Em sabatina à Folha de S. Paulo - 4 de outubro de 2007. "Eu acho que, o aborto, do ponto de vista de um governo, é uma questão não é de foro íntimo, é uma questão de saúde pública".


Salve meu selinho e
cole em seu blog!



  • Amor de Deus
    Cantinho de Paz
    Cimo da Montanha
    Carmem
    Elsa
    Família de Nazaré FBV
    Guia de Blogs Católicos
    Lilian Cipriano
    Maria João
    Observatório da Perseguição
    O Intercessor
    Paulo Costa
    Nilceia
    Peregrino
    Reflexões
    União de Blogs Católicos
    Verbo Pai


    Almas
    AMA
    Anti-difamação
    Cleofas
    CIC
    Culinaria Terra
    Dom Hélder Câmara
    Encantos e Paixões
    Enciclopédia Católica
    Fábio de Melo
    Focolares
    Mais Blogs
    Olavo de Carvalho
    Mí­dia sem Máscara
    Priberam
    Taizé
    Vaticano
    Veritatis

    A Palavra Liberta: Conhecendo Maria,
    Bíblia Católica,
    Catecismo da Igreja Católica,
    Imitação de Cristo,
    Meditações,
    O Banquete do Cordeiro, a Missa segundo um convertido,
    O Grito,
    Redescobrindo Maria a partir dos Evangelhos,
    Saber Perder.



    Imagens:Patswebgraphics
    Layout:
    by Heidi


    Trento, 1944.
    Em um refúgio anti-aéreo abrimos ao acaso o Evangelho na página do Testamento de Jesus:
    “Pai, que todos sejam um, como eu e tu”.
    Aquelas palavras pareciam iluminar-se uma a uma. Aquele "todos" foi o nosso horizonte. Aquele Projeto de Unidade a razão da nossa vida.

    Chiara Lubich

    "Os homens gastam-se tanto em palavras que não conseguem entender o silêncio de Deus".
    Dom Hélder




    "A missão materna de Maria em favor dos homens de modo algum obscurece nem diminui a mediação única de Cristo; pelo contrário, até ostenta sua potência, pois todo o salutar influxo da bem-aventurada Virgem deriva dos superabundantes méritos de Cristo, estriba-se em sua mediação, dela depende inteiramente e dela aufere toda a sua força."
    "Com efeito, nenhuma criatura jamais pode ser equiparada ao Verbo encarnado e Redentor. Mas, da mesma forma que o sacerdócio de Cristo é participado de vários modos, seja pelos ministros, seja pelo povo fiel, e da mesma forma que a indivisa bondade de Deus é realmente difundida nas criaturas de modos diversos, assim também a única mediação do Redentor não exclui, antes suscita nas criaturas uma variegada cooperação que participa de uma única fonte."


    "Onde está Pedro, aí está a Igreja católica".
    (Santo Ambrósio)


    "Onde está a Igreja, aí está o Espírito de Deus"...
    "A Igreja é minha mãe... As censuras que lhe são feitas, não carecem, todas, de fundamento. Mas o volume dessas queixas não supera a grandeza do Mistério-Sacramento que é a Santa Igreja, o Corpo de Cristo prolongado". (Santo Agostinho)

    Em nenhum símbolo de Fé temos o atributo "Romana" designando a Igreja de Cristo, isso por que ser designado como Romana não é atributo da Igreja e sim uma referência a sua origem e sua Sé Primaz. Santa, Una, Católica e Apostólica são seus atributos, Romana é sua origem. A Igreja de Cristo nasceu no Império Romano, ganhou o mundo a partir de Roma, e em Roma foi estabelecida a Sé Primaz dessa Igreja, por isso, os cristãos do mundo inteiro devem estar em comunhão com a Sé Romana, onde repousa a Cátedra de Pedro, a Sé Apostólica.



    Conferência Nacional
    dos Bispos do Brasil










    Zilda Arns
    "Viveu como santa, morreu como mártirr".

    Fundadora da Pastoral da Criança, a médica dedicou a existência a minorar o sofrimento dos despossuídos e a evitar o desperdício da vida. Até o último minuto

    A ÚLTIMA PREGAÇÃO
    Escombros da Igreja Sacré Coeur de Tugeau, em cuja casa paroquial Zilda Arns proferiu uma palestra antes de morrer


    Crianças desaparecidas





    Quem bebe e dirige
    pode matar ou morrer




    Pesquise aqui:
    Google Custom Search




    miarroba.com